A comunicação é uma das maiores dificuldades que as empresas enfrentam até hoje, pois, na nossa cultura, era comum as lideranças serem autoritárias e distantes de seus colaboradores, sem dar atenção para o bem-estar do seu time. Mesmo ainda sendo uma grande dificuldade, os líderes perceberam a importância de estar próximo dos seus colaboradores, mantendo a comunicação não violenta (CNV) como sua maior aliada no engajamento da equipe.
Segundo uma pesquisa realizada pela GPTW, em 2021, uma das maiores queixas entre os colaboradores é a falta de diálogo aberto, devido ao medo de expor seus sentimentos para suas lideranças. E, além de causar mal-estar organizacional entre o time, esse tipo de comportamento pode causar muitos outros problemas, assim, aumentando a rotatividade de colaboradores.
Com a mudança na forma como as empresas lidam com seus colaboradores, a liderança humanizada vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas que prezam pelo crescimento e buscam inovação. Neste processo de evolução, a comunicação não violenta é essencial na melhoria de processos organizacionais, além de ser fundamental na construção de relações saudáveis no ambiente de trabalho.
Mas afinal, o que é comunicação não violenta?
Quem surgiu com esse termo foi o psicólogo Marshall Rosenberg, nos anos 60. Ele defendia, principalmente, uma conversa e escuta transparente, consciente, empática e sem ofensas para a melhoria nas relações humanas. A comunicação não violenta é primordial na melhoria de qualquer conexão, seja ela profissional, com outras pessoas, ou na vida pessoal. Por isso, é tão importante trazer esse conceito para dentro de sua empresa.
Para construir uma cultura organizacional humanizada, com líderes capazes e qualificados para gerir uma equipe com confiança, transparência e com uma comunicação assertiva, é necessário adotar a comunicação não violenta.
Quando falamos de comunicação não violenta, falamos de uma forma de construir uma cultura organizacional humanizada, com líderes qualificados e capazes de gerir uma equipe através da transparência, da confiança, da parceria e com uma comunicação assertiva, que preza clareza e empatia. Desta forma, será muito mais fácil contar com o engajamento da sua equipe, pois esse tipo de comunicação preza pela clareza e empatia, algo que os colaboradores mais buscam atualmente.
Qual a relação entre comunicação não violenta e liderança humanizada?
A ideia de que uma liderança rígida, violenta e inflexível é a correta já está ultrapassada. Este movimento é perceptível em empresas inovadoras e com líderes mais influentes, pois eles percebem a onda de mudanças e começam a se adaptar à nova realidade, trazendo um novo conceito de liderança para sua equipe.
Neste movimento, é possível perceber que a comunicação não violenta faz parte desse processo de forma natural, pois ela traz os mais diversos benefícios para a empresa. Mas como é possível se adaptar a esse novo cenário? Como tornar a comunicação mais fluida na rotina de todos?
Vale ressaltar que essa mudança não ocorrerá de uma hora para a outra, pois a maioria das pessoas está acostumada a se comunicar de forma automática. Então, a melhor forma de dar o primeiro passo é que a nova liderança se conheça, treine a comunicação não violenta consigo mesmo e perceba como ela se relaciona com as outras pessoas, principalmente no mundo corporativo. Depois disso, o próximo passo é treinar em outros meios sociais e, com o tempo, o processo ocorrerá de forma natural e passará a fazer parte da sua gestão.
E você? Já aplica a comunicação não violenta na sua empresa? E a liderança humanizada? Já faz parte da rotina? Conte aqui nesse post!