Conheça os 5 principais estilos de negociação


Nos processos de negociação existem alguns estilos usados na busca pelo sucesso. De acordo com a escolha da técnica adotada os resultados também serão diferentes. Veja a seguir cada um deles.

 

Competição

Não há intenção de se chegar a um acordo final para ambas as partes. O objetivo é obter mais vantagens em relação ao outro negociador e “vencê-lo”. Uma das partes pode sair perdendo pois não existe um consenso.

 

Evasão

Como o nome já diz, na maioria das vezes esse estilo não leva a resultado algum pois a negociação é evitada devido às partes negarem entre elas mesmas que existe um problema a ser enfrentado.

 

Colaboração

Nesse estilo há sempre muito diálogo entre ambas as partes. Expõe suas opiniões, trocam perguntas e buscam sempre uma solução em comum que seja benéfica para os dois lados.

 

Acomodação

Significa que uma das partes perdeu por vontade própria, como se estivesse cedido. Mas às vezes, pode ser uma estratégia a fim de conseguir ganhos no relacionamento da negociação a longo prazo.

 

Conciliação

Significa ter um meio termo entre as partes pelo fato de não estarem satisfeitas com o resultado e assim acabam cedendo em alguns pontos.

 

Normalmente a melhor estratégia na arte da negociação é usar o estilo de colaboração, para que ambas as partes saiam satisfeitas e novas possibilidades se abram a partir desse bom relacionamento. Mas cada caso tem suas particularidades e interesses envolvidos de forma que a negociação pode até mesmo começar em um estilo e terminar em outro.