Profissões do futuro: descubra quais são elas e como se destacar


O mercado de trabalho está em constante transformação e com isso, novas profissões vem surgindo e as que já existem precisam se reinventar para acompanhar a evolução do mercado. O mesmo acontece com os profissionais, precisam se adaptar e ficarem sempre antenados às tendências para que consigam se manter competitivos.

Neste texto vamos falar quais são as profissões mais cotadas para o futuro e como você pode se preparar para se destacar cada vez mais.

 

Como tudo começou

A Revolução Industrial foi um momento em que o mundo viu a ascensão do desenvolvimento tecnológico e trouxe grandes mudanças no âmbito social e econômico. Começaram a surgir diversas indústrias que moldaram o capitalismo. O movimento teve início na Inglaterra, no século XVII e logo se espalhou pelo mundo;  a produção manual começou a ser substituída por máquinas e, com isso o foco foi direcionado para o aperfeiçoamento de técnicas que aumentassem a produtividade, o que deixou a produção mais acessível, com mais variedade de escolha e aumento na competitividade nas vendas

O movimento passou por três fases, nas quais se modificou e evoluiu. Em cada etapa teve um marco de avanço e aperfeiçoamento em sua época. O terceiro ciclo da revolução teve início no século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial e sua maior característica é a inovação técnico-científica, com o objetivo de introduzir mais desenvolvimento tecnológico, tornando mais prática a rotina da sociedade e contribuindo com a evolução de forma geral.  

 

O desenvolvimento tecnológico e o mercado de trabalho

Enquanto você lê esse texto várias invenções estão surgindo pelo mundo, o que você conhece pode estar se transformando. É assim que funciona o desenvolvimento tecnológico, como um organismo vivo em constante transição, que impacta diretamente no mercado de trabalho e a forma pela qual as empresas se adequam às inovações.

A era digital chegou para ficar e aproximou todo mundo, todo dia somos apresentados a smartphones cada vez mais tecnológicos, tablets, computadores e várias outras ferramentas que facilitam a forma de nos comunicar e fazer negócios. Então vão surgindo novas necessidades e somos apresentados a profissões que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho.

 

Quais são as profissões mais cotadas para o futuro?

O Linkedin é a maior rede social profissional, com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. A rede criou uma lista dos empregos que estão em alta no Brasil em 2022 e vão continuar em ascensão nos próximos 5 anos. Confira:

1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia

2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites

3. Engenheiro(a) de dados

4. Especialista em cibersegurança

5. Representante de desenvolvimento de negócios

6. Gestor(a) de tráfego

7. Engenheiro(a) de machine learning

8. Pesquisador(a) em experiência do usuário

9. Cientista de dados

10. Analista de desenvolvimento de sistemas

11. Engenheiro(a) de robótica

12. Desenvolvedor(a) Back-end

13. Gerente de engajamento

14. Gerente de equipe de produto

15. Engenheiro(a) de QA (Quality Assurance)

16. Consultor(a) de gestão de dados

17. Líder de experiência do cliente

18. Analista de design

19. Analista de soluções

20. Analista de gestão de riscos

21. Consultor(a) de design de produto

22. Coordenador(a) de vendas internas 

23. Enfermeiro(a) intensivista

24. Designer de conteúdo

25. Instrutor(a) de Agile

 

Quer se destacar em alguma dessas áreas listadas acima? Se você busca uma especialização para dar um upgrade no seu currículo ou até mesmo migrar de área o mais indicado é procurar por cursos de qualificação, mentorias e formação tradicional, para formar uma base de conhecimentos e conseguir aplicar no dia a dia. Várias instituições de ensino já possuem sua grade de ensino atualizada para atender a busca por novas habilidades que se enquadram no que é exigido para alcançar as vagas listadas acima. 

Quer ficar por dentro das tendências do mercado? Leia também nosso material sobre Liderança inclusiva como vantagem competitiva.