Seja para engajar colaboradores ou facilitar a comunicação, o fortalecimento da relação entre líderes e equipes é fundamental para que uma organização alcance bons resultados.
O líder é a peça-chave para o bom desempenho de uma equipe e a forma com que as atividades serão desempenhadas dentro das organizações, determinando se a equipe será sólida ou apenas trabalhará para ganhar o salário no final do mês.
Isso porque, os colaboradores de uma organização sentem a necessidade de serem relevantes para as empresas que trabalham.
Em um estudo realizado pela Evolution of Work 2.0, 82% dos profissionais querem desempenhar um papel que seja importante dentro das empresas. Para eles não basta apenas receber um salário no fim do mês.
Mas o grande desafio é que o sentimento de desvalorização entre colaboradores é mais comum do que líderes imaginam, influenciando diretamente na forma como o trabalho é executado.
Proximidade entre líderes e colaboradores
Uma forma bastante eficaz de fazer colaboradores se sentirem mais valorizados e seguros é o fortalecimento da relação com seus líderes através da proximidade.
Assim, um dos primeiros passos é a ampliação da comunicação com a equipe e realmente abrir um canal de diálogo dentro da empresa que faça a diferença.
Exercício da escuta
Por mais que executivos acreditem estar próximos de seus colaboradores, nem sempre isso é efetivado na prática.
Um bom líder deve aprender a ouvir seus profissionais para conseguir guiá-los apesar de seus problemas e inseguranças.
Através desse exercício são criadas relações cada vez mais transparentes para que a barreira entre o líder e a sua equipe seja quebrada e relações mais fortes sejam criadas dentro da empresa.
Conexão genuína
Para evitar ruídos na comunicação interna de organizações, além de criar relações transparentes, também é importante que haja uma conexão genuína entre o líder e sua equipe.
É importante que a proximidade com líderes seja levada a sério como uma política da organização. Só assim esse movimento sairá da teoria e partirá para a prática.
Caso essa conexão seja apenas um discurso ou algo feito de forma superficial, a distância entre líderes e colaboradores continuará cada vez maior, podendo ser sentida por toda a empresa.
O líder deve entender que uma equipe é composta por diversos colaboradores com motivações e sonhos diferentes uns dos outros. Essa conexão permite que ele entenda como agir para motivar as pessoas ao seu redor.
Viu só como é importante estabelecer uma conexão entre líder e colaboradores? Essa atitude pode transformar os resultados de uma organização para melhor.
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