Liderança inclusiva como vantagem competitiva


Já se tornou um fato que diferentes equipes multissetoriais são muito necessárias para os desafios atuais e futuros no mercado. Mas simplesmente diversificar pessoas dentro de uma empresa não garante alto desempenho. Você também precisa de liderança inclusiva.

 

Pesquisas mostram que equipes com líderes integrados têm 17% de chance de reportar seu alto desempenho, 20% de chance de tomar decisões mais assertivas  e 29% mais chance de reportar comportamento colaborativo. Além disso, uma melhoria de 10% nas percepções de inclusão aumenta o número de participantes em pelo menos 1 dia por ano por trabalho, reduzindo os custos de absenteísmo.

 

Se a liderança inclusiva sugere uma nova maneira de liderar equipes, precisamos olhar além das ferramentas e estruturas comuns de avaliação. Quando as pessoas sentem que suas diferenças são apreciadas, que elas têm um senso de participação e voz na tomada de decisões, elas se sentem mais incluídas. Em outras palavras, isso significa que;

 

 

  • Tratar pessoas e grupos de forma justa, ou seja, com base em suas características únicas e não em suposições ou estereótipos; 

 

  • Personalizar indivíduos, isto é, valorizar a singularidade dos outros e aceitá-los como membros do grupo;

 

  • Faça pleno uso do pensamento de diferentes grupos para obter um design inteligente para a tomada de decisões.

 

Vantagens competitivas

 

É possível elencar diversas vantagens competitivas que a liderança humanizada proporciona para as organizações. Entre essas vantagens, podemos destacar: 

 

Inovação e criatividade: grupos heterogêneos criam um ambiente mais criativo, justamente por essa pluralidade de ideias. 

 

Atração de colaboradores talentosos: precisa ser diversificada, quebrar canais, linguagens e requerimentos engessados e limitados para passar a dialogar diretamente com aquelas pessoas que ajudarão as empresas a se manterem relevantes no mercado.

 

Agregação de valor : quando se fala em diversidade como valor, gera uma percepção mais positiva tanto para os colaboradores como também para a comunidade externa à empresa. 

 

Portanto, a diversidade é uma tendência em grandes organizações não apenas por seu compromisso social, mas também por possuir vantagens competitivas de impacto no atual cenário global. 

 

Como aderir à liderança inclusiva?

 

Adotar esse ethos em uma empresa é um trabalho desafiador – afinal, nem todos estão acostumados a lidar com experiências completamente diferentes das suas. Ou nem todos estão prontos para liderar com mais foco nas pessoas e não – inteiramente – nos resultados.

 

No entanto, essa realidade pode ser alterada investindo em treinamento. Essa estratégia pode ajudar os gestores a desenvolver habilidades sociais para serem mais empáticos, acolhedores e saberem como e quando dar espaço para que os funcionários brilhem.

 

Além disso, o treinamento pode ser usado para fortalecer outras competências essenciais para qualquer pessoa no cargo, tornando a liderança mais eficaz, completa e empática.