O mercado está em constante mudança e o planejamento estratégico é um recurso fundamental para que as companhias sejam mais competitivas.
Todas as decisões são importantes, e é melhor que sejam tomadas com base em estratégias adotadas e claramente definidas para melhorar as operações e assim enfrentar os desafios atuais.
Com efeito, facilita também a rápida identificação de desvios de rota para que sejam corrigidos rapidamente sem causar maiores danos ao processo de alcance dos objetivos, o que dá suporte para a empresa administrar melhor o tempo, recursos e esforços dos times.
Logo, o planejamento estratégico é responsável por fornecer diversos benefícios para as organizações, até porque sem ele a empresa corre o risco de se perder do seu propósito.
Por onde começar?
Em primeiro lugar, avalie de maneira profunda o seu negócio. Isto significa questionar-se onde ele está, como tem sido o desempenho das lideranças e o quanto de “fôlego” a empresa tem para percorrer o caminho até atingir os objetivos.
Esta tarefa pode ser feita consultando o feedback da sua rede de colaboradores, fornecedores, parceiros e membros da sua área.
Em segundo lugar, faça uma autoavaliação honesta e real do cenário que a sua empresa se encontra; identifique quais os problemas e inconsistências em seus processos que precisam ser superados, reconheça suas fraquezas e defina formas de melhorar seu desempenho.
Em terceiro lugar, pense sobre os objetivos do seu negócio. Para escrevê-los, especialistas indicam que leve em consideração o método conhecido como SMART, que são as iniciais para:
Specific (específico)
Mensurable (mensurável),
Achievable (alcançável),
Relevant (relevante)
Timely (oportuno).
O que considerar no seu planejamento para 2023?
É difícil prever o futuro e os impactos das mudanças que estamos passando. Mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa.
Invista em inovação: uma organização que esteja alinhada com a onda de mudanças que vem acontecendo deve prever que investimentos em inovações precisam ser constantes. Isto não significa apenas a aquisição de tecnologias, mas o desenvolvimento de novos métodos de execução do trabalho que tragam mais eficiência.
De olho na ESG: a tão falada sigla em 2022 continuará com grande peso em 2023. Do inglês, para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Geralmente, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Na prática, o termo ESG pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração.
Automatizar processos: Com a automatização, é possível reduzir custos, tempo, desperdícios, aumentar a produtividade, minimizar falhas e controlar, em tempo real, todos os processos do negócio.
Em meio a tantas mudanças, pode parecer difícil acompanhar as transformações constantes do mercado. Mas com um bom planejamento, o futuro fica mais próximo da realidade e pode render resultados incríveis no balanço anual da organização se for bem executado. Se você quer ter um bom ano de 2023, é preciso investir nesta tarefa e estar fora da curva.