O que é lobby?



Podemos dizer que lobby nada mais é do que a pressão exercida por alguém ou por um grupo que, em favor de seus interesses, tenta influenciar um tomador de decisão. Fazer um lobby é algo muito natural, até as crianças o fazem quando querem convencer seus pais que merecem um aumento de mesada ou algum brinquedo novo.
No entanto, a grande maioria das pessoas associa o lobby com a política, e o pior, com a corrupção. Realmente, existem muitos grupos de pressão, como organizações, sindicatos e pessoas importantes, que tentam influenciar de forma direta ou indireta, os agentes políticos em favor de seus interesses. Por isso, é importante desassociar lobby de corrupção, uma vez que a defesa de seus interesses é um direito de todo cidadão.

 

Profissionais de lobby atuam na intermediação de interesses de empresas, entidades e organizações não-governamentais frente a órgãos públicos, como governos, prefeituras e casas legislativas. Na definição do documento do ministério, o lobista é definido também como “defensor de interesses”, integrando o rol de atividades da qual fazem parte gerentes comerciais, relações públicas e analistas de negócios, entre outros. A descrição do que fazem esses profissionais inclui, por exemplo, a elaboração de planos comerciais, atuação no processo de decisão política e de formulação de políticas públicas.

 

Exemplos da prática de lobby:

 
Enviar sugestões de redação de projetos de lei ou normas jurídicas em debate no Legislativo;


Apresentar trabalhos técnicos com objetivo de fundamentar o debate de projetos de lei ou programas do Executivo;


Propor a criação, alteração ou a extinção de programas públicos, de responsabilidade dos governos federal, estadual ou municipal;


Indicar ou sugerir autoridades com competências e méritos para cargos de confiança na gestão pública ou privada;


Esse tipo de atuação é legítima e legal desde que não envolva o pagamento de agentes públicos, oferta de vantagens ou uso de sua influência sobre esses agentes, condutas criminosas previstas no Código Penal.