Conheça os 3 pilares de uma negociação


Ninguém nasce necessariamente com a habilidade de negociar pois ela é desenvolvida ao longo das experiências. Isso significa que é possível sempre melhorar nosso desempenho como negociadores e lobistas utilizando de técnicas e conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho, para avaliar melhor nossos posicionamentos.

 

A ciência da negociação se baseia em três pilares: conhecimento, tempo e poder. Veja a seguir cada um deles.

 

Conhecimento

É fundamental entender plenamente o tema sobre o qual está sendo tratado e também, pesquisar previamente a respeito daquele com quem está falando. Entender suas necessidades e motivações fornecerá bons argumentos, o que ajuda a embasar melhor toda a negociação.

 

Tempo

É essencial adequar nossos movimentos ao que acontece no momento e os objetivos da negociação, observando não só as reações da pessoa com quem se negocia, mas também o contexto. É preciso reconhecer quando o tempo está a nosso favor ou contra. Isso faz toda a diferença em nosso posicionamento.

 

Poder

O poder deve se mostrar na influência, na convicção das decisões, no domínio do assunto que está sendo tratado. Esse exercício fará com que ambas as partes se sintam mais seguras para negociar. Para isso é extremamente necessário ter autoconfiança que é expressa pela capacidade de fazer destacar nossas posições ou impedir que o outro, prevaleça com as dele.

 

Ao longo do tempo esses aspectos se tornam automáticos, basta compreendê-los e buscar aplicá-los no dia a dia para alcançar negociações de êxito com sucesso.