Mercado e Perspectivas - A Cadeia Produtiva do Café e seus desafios


O café brasileiro domina o mundo, afinal de contas, nós somos o maior exportador de café, responsáveis por um terço da produção mundial do grão no mundo todo há 150 anos. E o brasileiro não gosta apenas de vender o café produzido por aqui, o consumo também é alto, ocupamos a segunda colocação no ranking de países consumidores da bebida.

Claro que uma produção dessa magnitude gera impactos positivos e negativos, sociais e ambientais, entretanto há uma preocupação muito grande acerca dessas questões. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comprovam que a cafeicultura nacional é uma das mais exigentes do mundo para a produção de um café sustentável.

Outro aspecto que faz diferença no trabalho dos cafeicultores do Brasil é a legislação. A atividade cafeeira é fortemente fiscalizada a fim de punir rigorosamente qualquer produção que utilize de trabalho escravo e/ou infantil, bem como produtores que desrespeitam a biodiversidade. As leis brasileiras estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

 

Produção mineira

Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responsável por cerca de 50% da produção nacional, além de uma das principais fontes de café especiais do país. Praticamente toda a produção de café em Minas Gerais é do tipo Arábica, cultivado em quatro regiões: Sul de Minas, Cerrado de Minas, Chapada de Minas e Matas de Minas.

 

Consumo durante a pandemia

Durante a pandemia de COVID-19 o café se destacou entre os itens consumidos pelos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), desde março deste ano, quando começou o período de isolamento no Brasil, o consumo de café aumentou 35%, um movimento atípico no mercado causado pelo fechamento das cafeterias.

 

Desafios

Os desafios na cadeira produtora de café cresceram ainda mais com a pandemia. O brasileiro é tradicionalmente um grande consumidor de café e a pedida pela qualidade do produto em terras nacionais só aumenta, principalmente neste período em que as pessoas estão majoritariamente em casa boa parte do tempo. Houve um aumento de cerca de 11% na venda de cafés solúveis, principalmente devido a melhora da qualidade e da praticidade que o produto oferece, e de cafés especiais. É uma tendência que os produtores otimizem suas produções, e a tecnologia vem ao encontro com a melhora da qualidade do produto para consumo e exportação.

 

Webinar

Levando em consideração a importância e o protagonismo da produção de café para a economia nacional, e para o estado de Minas Gerais, convidei dois colegas para um encontro virtual. É o webinar Mercado e Perspectivas - a Cadeia Produtiva do Café e seus desafios.

Dia 28/07/2020, às 14h. Participam comigo Juliano Tarabal - Superintendente Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Márcio Reis Maia - Diretor Associação Brasileira da Indústria do Café e
Diretor proprietário da Icatril.

 

Inscreva-se:

https://conteudo.dalpiazdalpiaz.com.br/webinar-gratuito-cafe