A felicidade como impulso transformador


Uma das coisas que atrapalha a nossa relação com a felicidade é a programação evolutiva de achar que ser feliz é algo que ainda tem que ser conquistado.

 

Isso faz com que deixemos de lado as pequenas coisas na nossa vida que nos fazem felizes que sair em busca de algo que é incerto só para impressionar outras pessoas e garantir status.

 

Tudo isso faz com que não demos valor para o que temos. Seja no relacionamento, amizades, trabalho e até o nosso próprio corpo. Essa busca incessante por essa facilidade que acreditamos existir no futuro, faz na verdade, com que não sejamos felizes.

 

Você já pensou que o futuro ainda não existe e é através do presente que vivemos nossa felicidade?

 

Claro que planos para o futuro são válidos, mas o grande problema é quando a sua felicidade depende que eles aconteçam. A partir daí, sua vida entre em um looping automático em que você sempre estará em busca de ser feliz, quando na verdade está deixando de valorizar que são necessárias para nós.

 

 

 

O medo de falhar nos tira a chance de sermos felizes

 

De acordo com pesquisas, os eventos negativos têm um impacto de 2 a 3 vezes no nosso emocional do que eventos positivos.


Isso acontece porque na escala evolutiva, quando o assunto é sobrevivência, o nosso cérebro entende que é melhor privilegiar o negativo do que o positivo.

 

É assim que a mente direciona nossa atenção para as coisas negativas o tempo todo e limitamos nossa experiência com a felicidade. E isso é uma das maiores causa de depressão e ansiedade, ou seja, acabamos por antecipar coisas ruins, já que o negativo não nos chama atenção somente quando acontece.

 

Ou seja, não tentamos algo que nos faria feliz por medo de falhar. Nisso deixamos muita coisa passar e acabamos por viver com o temor de sempre dar algo errado.

 

Qual o melhor caminho para ser feliz?

 

O melhor caminho é a gratidão. Você deve estar atento a tudo ao seu redor que te proporciona momentos bons e te dão motivos para sorrir.

 

Seja no relacionamento ou até no trabalho, essas pequenas coisas são o motor propulsor para a sua felicidade.


Por isso, escreva diariamente num diário sobre 3 coisas pelas quais você é grato e porque você é grato por elas. Esse simples gesto fará com que você fique atento aos acontecimentos ao seu redor.

 

Além disso, a ajuda de profissionais que já vivenciaram isso e hoje podem nos aconselhar é um modo de nos adaptarmos a essa nova forma de encarar a felicidade.

 

Ser feliz é um processo diário que deve ser constantemente alimentado com as pequenas coisas que nos dão motivo para sorrir e nos sentirmos melhores.