Lobby do bem


O lobby é nada mais do que um exercício da liberdade de expressão. Todos têm o direito de mostrar suas ideias e defender interesses legítimos e a atividade de lobby consiste em defender interesses próprios, de uma empresa ou associação junto à representantes do governo, de forma limpa. Lobby, como aqui tratado, não é tráfico de influência ou corrupção ativa.

 

Para ficar mais fácil, veja-se  um exemplo: quando estava sendo enfrentado o processo de aprovação da Lei Antifumo, que vigora hoje em espaços fechados em São Paulo, as empresas de tabaco tinham o direito de mostrar para o governo (Poder Executivo OU Legislativo) como essa lei poderia afetar o seu negócio. Os bares e restaurantes também. Afinal, a lei poderia reduzir o faturamento deles e isto reduziria a arrecadação de impostos que, por sua vez, afetaria diretamente o Governo. Ou seja, os parlamentares precisaram ouvir todos os lados envolvidos antes de tomar uma decisão.

 

As empresas costumam fazer isso por meio de associações, como por exemplo, a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e a APT (Associação dos Produtores de Tabaco). Este pleito é defendido pelas associações, pois elas representam todo um segmento e não apenas uma ou outra empresa.

 

Representantes brasileiros e entidades brasileiras também fazem lobby no exterior. Podemos citar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que fez o seu lobby(onde existem várias controvérsias quanto a sua lisura) para que o Brasil fosse escolhido sede da Copa de 2014. O objetivo foi mostrar para os representantes mundiais por que o Brasil deveria receber a Copa, por seus próprios méritos e quais seriam as vantagens de sediar o evento no  país sem tráfico de influência ou corrupção ativa ou passiva.

 

Outra forma importante de se praticar a democracia e defender os interesses dos cidadãos é apresentar projetos de lei de iniciativa popular, como o caso das 10 medidas contra a corrupção propostas por iniciativa do Ministério Público Federal, o qual foi recepcionado e deliberado nas esferas do legislativo federal.