Governança Corporativa: conceito, mercado e perspectivas


 

Governança Corporativa baseia-se em um conjunto de processos, leis e costumes que estruturam a forma com que uma organização é administrada. Na prática, vai muito além de criar, registrar e documentar as normas e procedimentos que fazem parte das Políticas de Governança, e no decorrer deste texto você entenderá melhor tudo o que há por trás deste termo.

 

Afinal, o que é governança corporativa?

Para o entendimento mais completo, precisamos saber que a Governança Corporativa tem suas bases solidamente fundamentadas na Teoria da Agência, formalizada por Jensen e Meckling, que conceberam a sociedade como uma rede de contratos, explícitos e implícitos, responsáveis por estabelecer os direitos e deveres de todos os participantes.

Assim surgem as figuras nomeadas como “principal” e “agente”. O primeiro, situa-se no centro das relações de todos os interessados na empresa e, o segundo, como um agente contratado – empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, credores, reguladores e governos.

Definidos os papéis, vamos definir o que é Governança Corporativa

Conforme o nome indica, a Governança Corporativa está integralmente ligada ao governo da empresa, governo da corporação ou, como se diz na Europa, o governo da sociedade (neste caso, ligado à sociedade empresarial). Isso porque toda empresa possui, ou pelo menos deveria possuir, uma estrutura organizacional formatada em grupos executivos que administram “partes” da organização. Todo esse modelo é chamado de estrutura da governança corporativa.

É preciso ter em mente e reforçar que as posições “políticas” e hierárquicas dentro de uma empresa são regulamentadas por determinações legais externas e acordos, além de regimentos e políticas internas para garantir o espaço e a participação de todos que fazem parte do time dos “principais”.

Em suma, podemos dizer que a Governança Corporativa é um “sistema” baseado em um “conjunto de processos” extremamente importantes para a saúde empresarial, controle financeiro, e um guia importante na tomada de decisões e investimentos.

 

Crise, coronavírus e pandemia:

Como será que os representantes dessa estrutura que compõe a Governança Corporativa estão se comportando no período de pandemia, e ainda, quais os planos para o pós-pandemia?

 

Vou tratar disso no próximo webinar: Governança corporativa: mercados e perspectivas - Como enfrentar com confiança um cenário de pós-pandemia.

Comigo participam Monica Cordeiro, Teruo Murakoshi e Marcelo Prado.

Nosso encontro online acontece na próxima terça-feira, 26/05, às 14h.

Para se inscrever gratuitamente, é só clicar aqui!

Conto com você!