Gestão de conflitos e negociação: como melhorar o clima organizacional


Trabalhar com pessoas é lidar com as diferenças. A pluralidade de culturas,
pensamentos e comportamentos possibilita que o ambiente seja diverso e
criativo, mas pode trazer intercorrências quando não há respeito entre as
partes. Mas, como lidar quando isso acontece?

Lidar com conflitos em ambientes organizacionais é tão comum que
especialistas desenvolveram técnicas para enfrentar estes entraves com
diplomacia e assertividade. Hoje, apresentarei algumas delas para você.
Primeiramente, você precisa identificar qual tipo de conflito acomete sua equipe
para depois, saber qual direcionamento dar à resolução deles.

Tipos de conflitos mais comuns dentro das empresas

Conflitos de ordem racional
Estes, estão mais comumente ligados aos problemas de trabalho e são mais
fáceis de identificar. As motivações podem ser: prazos de entrega, orçamentos,
métodos de execução de projetos, entre outros. Isso vai depender muito do seu
tipo de negócio, mas tenha em mente que é sempre algo “palpável”.

Conflitos de ordem emocional
Os problemas emocionais são mais complexos de serem identificados,
especialmente por quem tem dificuldades em “ler” comportamentos e gestos de
outras pessoas. Estas questões podem não ter ligação com o ambiente
corporativo, mas refletem diretamente no desempenho e relacionamento com a
equipe.
Neste momento você deve indagar: “identificado o tipo do conflito, como agir?”

A resposta para esta questão dependerá muito de qual estágio este conflito se
apresenta. Vamos tratar deles:
Todo conflito traz consigo uma história que se divide em fases ou etapas.
Saber identificá-las é essencial para chegar à melhor solução. Separei em
quatro principais:

As fases dos conflitos

Conflito latente: trata-se de um problema existente, mas que ainda não se
manifestou de maneira explícita.
Conflito percebido: antes de a “bomba estourar”, o clima e as percepções já
demonstram que há um problema. Esta fase é chamada de conflito percebido.
Conflito sentido: quando as partes envolvidas no problema já estão
emocionalmente afetadas pela situação.
Conflito manifesto: quando a situação sai do âmbito interpessoal e afeta
negativamente a empresa, ou a equipe, de forma bem explícita.
Identificado em qual estágio está o conflito que você está lidando, seguimos
para as tentativas de resolução, entretanto, é preciso ter em mente que
estamos lidando sempre com pessoas e que cada uma delas vai reagir de uma
forma diferente com o problema.
Vamos antever essas situações de reação? Separei quatro tipos de reações
mais comuns diante dos problemas organizacionais:


As reações diante de um conflito

Reação divergente: é como uma barganha radical , os lados só se
preocupam em fazer prevalecer suas opiniões e posições, mostrando-se
irredutíveis;
Reação conflitante: uma das partes quer impor os seus interesses pela sua
relação de poder sem levar em consideração os interesses e pontos de vista
das demais partes;

Reação concorrente: resulta da conflitante: uma das partes sede à pressão,
mas prepara-se para “dar o troco” no futuro;
Reação convergente: é a mais ideal, quando as partes buscam, juntas,
chegar a uma solução que contemple todos os interesses, podemos inclusive
compará-la com a negociação ganha-ganha.
Pronto! Você já tem dicas valiosas para trabalhar os problemas de ordem
emocional e organizacional em sua empresa, mas, bem melhor que apagar
incêndios é evitá-los, não é?


Separei três dicas fundamentais para medir o clima
da sua empresa e evitar desgastes:

Seja um facilitador do diálogo: ouvir é sempre a melhor ferramenta para
entender as dores de sua equipe. Uma vez sabendo que há insatisfações ou
problemas no ambiente de trabalho, fica muito mais fácil trabalhar para chegar
a uma solução eficaz.
Clima de união: mesmo que você ocupe um cargo de gestão ou uma posição
executiva dentro da organização, substitua o pronome “eu” pelo “nós”,
passando a sensação de pertencimento e responsabilidade para todos. Assim,
você não precisa apontar o dedo para um ou outro e, além de solucionar uma
questão específica, leva os outros membros da equipe à reflexão.
Faça pesquisas de clima organizacional: se você tem uma equipe de
comunicação interna, este trabalho ficará mais fácil, mas você também pode
terceirizar esse serviço e medir, através de pesquisas qualitativas, como os
colaboradores avaliam o clima da sua empresa e quais os principais pontos a
melhorar, assim, com certeza você evitará que essa bola de neve cresça e
cause danos maiores.
Não esquecer que os conflitos são gerados na mente das pessoas. Portanto, o
mecanismo é mental. Para encontrar uma solução é preciso mudar o símbolo,
o que penso ou sinto, ou os fatos, o que faço ou acontece. Enfim, lidar com o
emocional- o que gostaria que fosse e com o racional – o que deveria ser.