O termo ESG vem ganhando notoriedade entre as empresas e o mercado de trabalho, é usado para se referir a boas práticas ambientais, sociais e parâmetros de excelência em governança corporativa. Mas como essa prática pode influenciar no futuro do trabalho? Venha conferir o artigo completo!
Mas afinal, do que se trata ESG?
Usamos a sigla ESG para abreviação o termo: Environment, Social & Governance, que na tradução literal significa, Ambiental, Social e Governança. A expressão é utilizada para se referir às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelente governança corporativa.
Enviroment ou Ambiental é o pilar das ações voltadas para meio ambiente, estratégias para apoiar na sustentabilidade, redução de danos aos recursos naturais e emissão de gases e estimular praticas menos agressivas ao meio ambiente.
Social, nesse pilar são tratadas as ações direcionadas ao ser humano, visando inclusão, diversidade e tudo que envolve pessoas.
Governance ou Governança, nesse tópico tratam as pautas da empresa, visando seu crescimento, boa gestão, pluralidade no conselho e mais transparência nas ações da empresa.
Como a ESG influencia o mercado financeiro e o futuro do trabalho?
O mercado tem valorizado cada vez mais empresas que estão botando em prática os três pilares da ESG. E segundo a Pesquisa Deloitte, 87% das empresas listadas em Bolsa aumentaram o envolvimento e o conhecimento em ESG e discutem questões sociais ou ambientais nas reuniões do Conselho de Administração.
Diversas pesquisas indicam que as gerações Z e Y são mais engajadas com pautas sociais e de sustentabilidade. O estudo GfK Consumer Life, feito em 2021, mostra que os millennials têm expectativas de que as empresas assumam mais responsabilidade dentro das questões ambientais e proponham mais esforços educacionais para incentivar sobre o tema. Sendo assim, empresas que adotam boas práticas em ESG tendem a ter mais vantagem sobre as que ainda não praticam os três fundamentos, seja na hora de contratar novos colaboradores, como também para manter seus talentos.
Precisamos levar em consideração também que, além de atrair mais investidores, ser vista com bons olhos por seus colaboradores e atração de novos talentos, as empresas também podem gerar mais empregos, pois precisam de profissionais especialistas em meio ambiente, recursos humanos e gestão e várias outras áreas que abrangem as práticas de ESG.
A empresa que você trabalha já adotou os fundamentos de ESG? Leia também meu material sobre ESG e responsabilidade social.