A diplomacia em negócios é a ciência que estuda as relações e os interesses entre governos. O conceito também é usado em referência ao serviço dos Estados nas suas relações internacionais fazendo alusão à compreensão, à vontade do diálogo e ao entendimento aplicados às relações internacionais.
Se dá o nome de diplomacia às negociações que são inerentes entre os Estados e implica chegar a um acordo ou a um consenso. Deve ser baseada e existir a boa vontade entre as partes para resolver conflitos. Havendo falhas na diplomacia, as relações internacionais chegam a outras instâncias que podem incluir o uso da força ou conflito armado, por exemplo, tamanha a importância dessa prática.
Já as relações governamentais ou lobby no Brasil, nada mais são do que um exercício da liberdade de expressão, uma pressão exercida por alguém ou por um grupo que, em favor de seus interesses, tentam influenciar um tomador de decisão.
Profissionais de lobby atuam na intermediação de interesses de empresas, entidades e organizações não-governamentais frente a órgãos públicos, como governos, prefeituras e casas legislativas. O lobista é nomeado também como “defensor de interesses”, integrando as atividades da qual fazem parte gerentes comerciais, relações públicas, analistas de negócios, entre outros.
As relações governamentais o lobby, tornaram-se sinônimos de corrupção, tráfico de influência e marginalidade em decorrência dos escândalos políticos ocorridos em diversos países e exaustivamente divulgados no mundo todo. No entanto, quando feitas de maneira transparente e ética, devem ser encaradas como uma atividade legítima, sendo importante desassociá-las de práticas ilícitas, uma vez que a defesa de interesses é direito de todo cidadão.
Portanto, a diplomacia e as relações governamentais nesses contextos, são instrumentos de expressão da sociedade ou de uma instituição pública ou privada, de aprimoramento das decisões governamentais e da democracia. Por isso, os profissionais são peças chave entre o bom relacionamento e o sucesso nas decisões das negociações.