Muitas mudanças acontecem ao longo dos anos em uma empresa, por isso, estar sempre pronto para o futuro é essencial para o crescimento contínuo, seja qual for a situação em que o mercado se encontre.
Até porque o futuro é algo que preocupa e até assusta os administradores, mas a solução é estar atento às principais tendências relacionadas com adaptação, criatividade e flexibilidade, pois elas determinam o que é fundamental para o sucesso de um negócio.
O que são empresas do futuro?
De modo geral, são empresas que têm prestado atenção às transformações digitais e tecnológicas capazes de influenciar de maneira direta ou indiretamente nos seus respectivos desenvolvimentos.
Essas empresas pensam sempre à frente do seu tempo, tendo como base, propósitos sólidos, norteados pela sua missão, visão e valores, os quais são bem construídos e incorporados na cultura da empresa.
Além disso, elas investem em processos maduros visando novas formas de fazer negócios e entregar valor aos clientes. E ainda, são comprometidas com o desenvolvimento de pessoas.
Algumas práticas das empresas
Algumas práticas se destacam nesse cenário, como pensar nos cargos de maneira mais fluida, aceitando mudanças e reinvenções. Sem estruturas fechadas e caixas hierárquicas.
Isso significa que as posições serão desconstruídas em tarefas, que é a maneira mais sustentável de gerenciar as equipes de trabalho.
A tendência das empresas do futuro é quebrar as estruturas. O que importa é a capacidade do profissional para determinada tarefa, não o cargo que ocupa.
Sai o velho comando e controle e entra a colaboração. Isso vem acontecendo de forma mais 2017, com a implementação dos squads e de metas compartilhadas.
Além disso, jornadas de trabalho mais flexíveis, com novos arranjos de horário e home office dão lugar aos formatos tradicionais.
O papel do adviser
Um adviser é um excelente aliado na criação, análise e acompanhamento da estratégia empresarial.
Com a sua experiência e conhecimento de mercado consegue analisar o perfil da empresa
E com técnicas e ferramentas pode ajudar as equipes a elaborarem os planos que sejam alinhados com a estratégia geral e a de cada área.
Isso porque o adviser se baseia em atitudes e comportamentos que vão engajar colaboradores, melhorar a comunicação na empresa, contribuir para o compartilhamento de informações e conhecimentos, gerar relações de confiança e respeito mútuo
e promover uma cultura de desenvolvimento contínuo
Com isso, os colaboradores se sentem mais integrados às ações previstas na estratégia empresarial, e atuam efetivamente para alcançar os resultados esperados.
É importante compreender que o trabalho de um adviser é personalizado e de acordo com as necessidades do negócio. Para que ele consiga dar conselhos eficientes, tem que conhecer muito bem a empresa e apontar soluções para aquilo que ela realmente precisa.
Tudo isso é baseado nas vivências e conhecimento dos adviser. Mas não espere por respostas prontas para todas as perguntas e desafios da empresa. É preciso que haja uma real relação de time para entender que todos devem trabalhar juntos para descobrir as reais necessidades e demandas do negócio.
Dessa forma, esses profissionais podem ajudar muito nos processos da sua empresa. Seja nas questões operacionais, melhores métricas de avaliação ou até mesmo na busca por recursos financeiros.
Por isso, conte com os advisers para alcançar os objetivos do seu negócio mais rapidamente através de uma análise profunda das reais demandas da sua empresa para o oferecimento de ideias diretas e eficazes.