A forma menos eficaz de implementar mudanças em uma empresa é anunciar alterações sem explicar o porquê, o que, o como e, mais crucialmente, como essas mudanças afetarão as pessoas na organização.
O ser humano tende a temer o desconhecido. Quando a informação não é fornecida, as pessoas tendem a criar suas próprias versões, mesmo que sejam alternativas à real mudança que ocorrerá. Isso pode acarretar várias consequências, como resistência às mudanças reais, desengajamento, menor produtividade e, o mais importante, a perda de talentos.
As pessoas buscam segurança quando confrontadas com o desconhecido, mesmo que a segurança completa seja inatingível. O medo do risco leva as pessoas a procurar segurança em outros lugares, inclusive fora da empresa.
A abordagem mais eficaz para implementar mudanças é iniciar a jornada com clareza sobre o por quê, o quê, como, quando e o impacto dessas mudanças nas pessoas. Enquanto o termo "VUCA" é comum no mundo corporativo, a abordagem "ANTI-VUCA" oferece insights valiosos para processos de mudança, enfatizando a importância de tornar a visão de futuro compreensível o mais rápido possível.
Volátil --> Visão
Incerto --> Entendimento
Complexo --> Clareza
Ambíguo --> Agilidade
Portanto, visão, entendimento, clareza e agilidade são elementos essenciais para iniciar com sucesso uma jornada de transformação.