Como gerenciar mudanças que ainda não estão claras?


Quanto mais cedo começar a Gestão de Mudanças, mais chances você terá de alcançar ou exceder os objetivos de um determinado projeto. Porém, uma grande dificuldade encontrada no início de uma mudança é o engajamento das pessoas envolvidas.

Isso porque, a maioria dos detalhes específicos ainda não estão claros o bastante e vão surgindo com o passar do tempo.

Mas saiba que mesmo com informações incompletas, é possível adicionar um valor significativo à mudança quando sua gestão é iniciada cedo.

O que mais acontece é que as pessoas esperam obter informações completas achando que essa é a melhor maneira de evitar retrabalho, economizar com custos e manter as pessoas informadas sobre o projeto.

Assim, cria-se um conjunto de problemas, já que esperar para começar as atividades de Gestão de Mudanças depois que o ciclo de vida de um projeto já começou pode prejudicar os resultados esperados.

Foi pensando nisso que separei algumas dicas que podem te ajudar quando faltam informações no início de um projeto. Continue a leitura e saiba como adicionar um valor significativo à mudança:

1 – Através de um plano de comunicação descreva a necessidade de a mudança acontecer e quais os resultados esperados. Faça com que essas informações sejam o mais transparentes possível.

2 – Faça uma avaliação do clima organizacional se atentando para as reações às mudanças e relate os riscos e as resistências mais comuns.

Métricas mais comuns para realizar essa avaliação:

  • Análises dos impactos da mudança
  • Avaliações de prontidão para mudanças
  • Avaliações da cultura organizacional
  • Avaliações da saturação da mudança

3 – Identifique todos os públicos, também conhecidos como stakeholders, para que seja mais fácil categorizá-los de acordo com a forma como a mudança os afetará.

4 - Realize um plano de Gestão de Mudanças que tenha o formato flexível e permita fazer ajustes à medida que forem chegando informações e futuras percepções.

5 – Sistematize para que as ações de Gestão de Mudanças sejam incorporadas aos planos de Gestão de Projetos para criar mais valor às mudanças.

6 – Identifique quem são os patrocinadores da mudança e conte com o apoio deles para gerir as resistências dentro da liderança. Essa ajuda facilita para que a orientação se torne mais clara e consistente em relação aos objetivos e ao cronograma do projeto.

7 – Indique pessoas para o desenvolvimento de uma equipe de Gestão de Mudanças e deixe-os a par da metodologia escolhida para o projeto em questão. Essa equipe irá desenvolver uma compreensão necessária do processo que será usado por outros grupos interessados.

Sei o quanto é difícil produzir um plano de Gestão de Mudanças através de informações incompletas.

Porém, esse passo a passo acima é capaz de ajudar profissionais a apoiar e preparar as pessoas envolvidas nos processos de mudança e em tempos de incerteza.

Caso necessite de ajuda para alcançar os objetivos esperados com o seu projeto entre em contato e será um prazer fazer parte dessa mudança.