Novos tempos pedem novas lideranças.O tema já foi discutido algumas vezes por causa das constantes mudanças no mundo do trabalho: do aumento das pressões de custos e das inúmeras tecnologias que surgem todos os dias e mudam processos e formas de trabalhar às novas expectativas dos profissionais, que buscam formas mais ágeis de atuar e empresas com mais propósito e liberdade.
Em outras palavras, podemos dizer que hoje, sem uma liderança estratégica eficiente, a probabilidade de uma empresa apresentar boa performance ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios da economia mundial diminui drasticamente.
A partir disso, surge a imagem do líder estratégico, que começa a substituir o líder clássico de outros tempos, mais autoritário, engessado e com bem menos desafios do que os tempos atuais apresentam. Esse líder, passa a ter um papel ainda mais importante no planejamento estratégico.
O que é liderança estratégica
Liderança estratégica é a capacidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira em curto prazo.
Quais Os Outros Tipos De Liderança?
Existem dois estilos de liderança tradicional: a visionária e a gerencial. A liderança estratégica, por sua vez, se caracteriza não somente pela união, como no aprimoramento das atuações clássicas.
A liderança visionária tem o futuro em vista e implica correr riscos. A percepção de líderes visionários sobre si próprios não é vinculada à organização e, sob sua liderança, o
controle organizacional é mantido por meio da socialização e da conformidade com um conjunto de normas, valores e opiniões em comum.
Já a liderança gerencial envolve, além da estabilidade e ordem, a manutenção
do status quo. Os líderes gerenciais sentem-se melhor quando lidam com atividades rotineiras e têm o curto prazo em vista.
O planejamento com um líder estratégico
A liderança tem papel fundamental no planejamento estratégico. Sem o comprometimento dos líderes não é possível a realização de mudanças na organização.
No design e execução do planejamento estratégico a participação do líder é importante em todas as etapas, desde a análise de cenários, até o processo de controle das metas e objetivos dos projetos, a presença do líder se faz necessária.
Se o líder não assumir o seu verdadeiro papel na hora de guiar o planejamento estratégico, ele passa a ser um ponto fraco para a organização. Como consequência, o planejamento estratégico pode ser ineficiente.
Confira agora algumas atribuições do líder no planejamento estratégico:
Coordenar : identificar os pontos fortes da equipe e, assim, distribuir as tarefas de acordo com a capacidade de entrega de cada um.
Acompanhar: ter a visão do todo, monitorar sempre as metas e prazos das ações e assim, proceder com os ajustes sempre que necessários.
Orientar: bom líder não reprime quando uma ação não é realizada no prazo ou com a qualidade pretendida e sim orienta sobre o melhor caminho.
Incentivar: A equipe precisa ser motivada, principalmente, para vencer as contingências e os obstáculos que se apresentam.
Dar o exemplo: talvez a atribuição mais importante. É difícil a equipe seguir um líder que manda, mas não faz. Diz que é preciso planejar, mas não planeja, diz que é preciso medir, mas não avalia.
Outro detalhe muito importante: o líder não faz gestão por obrigação, mas por satisfação. O prazer de liderar contamina positivamente a sua equipe.