Cidadania empresarial – uma nova visão


 

O conceito de responsabilidade social tem se ampliado para as empresas. Antes, o foco eram empresas que desenvolviam projetos socialmente responsáveis, procurando contribuir com a comunidade. Hoje o público em geral, seja clientes, admiradores da marca/empresa, colaboradores e até mesmo fornecedores, esperam que essas empresas tenham um comportamento ético mais abrangente, permeando todos os processos decisórios da empresa.

 

Toda empresa, independente do seu porte, está inserida e prestando serviços à sociedade. Portanto aquela visão da empresa baseada na produção com foco estritamente no resultado financeiro já caiu por terra. Empresas que ainda têm esse pensamento estão fadadas ao fracasso em questão de tempo.

 

A geração de riqueza ganha um sentido mais amplo, agregando na imagem da empresa perante o público e em sua capacidade de ser útil e surpreender positivamente os clientes. A concepção de empresa praticante dessa nova postura ganha um número de adeptos cada vez maior e passa a incorporar a preservação de recursos naturais não renováveis.

Elas ganham respaldo e reconhecimento pelos investimentos na área social e demonstram que, além de visar lucros, oferecem produtos de boa qualidade e se preocupam em zelar o bem estar da comunidade, não só indiretamente, mas também diretamente, antecipando as demandas futuras.

 

Surge então o conceito de cidadania empresarial, entendida como um conjunto de princípios e sistemas de gestão destinados à criação ou preservação de valor para a sociedade. A empresa atua de forma socialmente responsável e participa, portanto, de um processo produtivo que termina por agregar também valor social e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia em longo prazo.

Além de maior valor agregado à imagem, a cidadania empresarial pode trazer outros ganhos para empresa, como o desenvolvimento de lideranças mais conscientes e socialmente responsáveis, melhoria do clima organizacional, reconhecimento e orgulho pela participação em projetos que possam mudar a sociedade, entre outras vantagens.

 

Apesar de se parecer com o conceito de responsabilidade social, a cidadania empresarial se difere do primeiro por colocar no cerne da discussão a ética dessas empresas. Em outras palavras, as empresas nessa nova roupagem não criam projetos sociais apenas como vantagem competitiva ou por enxergarem na comunidade uma necessidade pontual, mas por se sentirem corresponsáveis pelos problemas da sociedade onde estão inseridas.