A tecnologia aliada às estratégias de negociação


O caminho para se tornar um bom negociador não é curto, e tampouco existe uma receita infalível para a arte de negociar, mas havemos de convir que nos tempos de hoje entender e aprender sobre estratégias eficientes que nos possibilitem ter uma vida longa no mundo dos negócios é bem menos difícil do que era no passado, tudo graças a tecnologia.

 

Até pouco tempo para abrir um comércio e pensar em começar a vender alguma coisa era necessário pensar num ponto bom para aquele determinado produto, havia toda uma lógica a ser estudada, principalmente porque o deslocamento de uma ponta até outra nas grandes cidades não era tão simples e nem tão barato.

 

Outro investimento alto, além do ponto, era uma fachada bonita e chamativa, afinal de contas a única maneira de as pessoas saberem que você existia e trabalhava como comerciante, por exemplo, era passando em frente à sua loja ou através da indicação de uma pessoa que já havia passado por lá.

 

A internet abriu um leque de oportunidades para treinarmos e aperfeiçoarmos nossas estratégias de negociação, visto que é um espaço onde é possível comprar, vender ou trocar praticamente qualquer tipo de coisa, de produtos, a indicações para posicionamento de marcas, mas disso todos nós já sabemos. A grande novidade do momento é um conceito chamado tech-driven, que são negócios orientados pela tecnologia.

 

A aplicação do conceito tech-driven consiste em direcionar líderes a extraírem o melhor dos colaboradores através da tecnologia, e muda completamente a forma com que as empresas se relacionam com os clientes e com o mundo.

Empresas que nascem na internet acabam demonstrando um pouco mais de facilidade para sobreviverem e se sobressaírem nas redes, mas a migração das empresas já consolidadas no mundo offline para o mundo online não é tão simples assim, porque as estratégias de negociação nos dois ambientes são bem diferentes e acontecem, inclusive, em momentos diferentes. Mas uma coisa permeia entre esses dois ambientes: o objetivo.

 

Manter claro um objetivo na estratégia de negociação, tanto dentro quanto fora da internet é essencial para saber qual caminho percorrer, e o tech-driven se apresenta exatamente como um meio para chegar ao objetivo. Existem diversas ferramentas digitais que otimizam o trabalho fora da internet, e outras tantas funcionalidades que otimizam o desenvolvimento das atividades no mundo digital, e todas elas proporcionam experiências únicas e, cada vez mais eficientes, nas estratégias de negociação.