No Brasil, milhares de empreendedores começam os seus
próprios negócios todos os anos, mas de acordo com dados do
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2019 foi o
quarto ano seguido no qual o país fecha mais empresas do que
abre anualmente. Isso significa que muitos negócios começam
competitivos e perdem impulso ao longo do tempo. O mercado é um
ambiente hostil e é preciso preparar a empresa para nunca diminuir
o ritmo, mesmo que condições externas levem a isso. Hoje, eu
trouxe a você cinco estratégias e hábitos para que sua empresa não
perca o fôlego em 2020.
Você precisa estudar
Não necessariamente isso significa que você deva estar
sempre vinculado a uma universidade ou escola de negócios, mas
todo empresário precisa estar antenado com tudo o que acontece à
sua volta para saber onde direcionar os próximos investimentos e
quais são os principais obstáculos para os quais deve estar
preparado.
O foco deve estar na solução
Surgiram problemas? Aquele colaborador que sempre erra,
errou mais uma vez? Prejuízos não previstos apareceram? Nada de
perder a cabeça. O foco da sua energia e criatividade devem estar
na solução. Primeiro, resolva e depois analise com calma como não
repetir o erro. A sua equipe vai te respeitar imensamente por isso.
Não imponha limites ao seu crescimento
Não pense que a sua empresa nunca vai chegar lá. Gigantes
pelo mundo afora - Apple, Tramontina, Harley Davidson -
começaram com histórias muito peculiares, com uma aposta,
sonhos grandes e pouco dinheiro. Se você quer ir longe, as
chances de conseguir de fato são maiores quando você acredita
nisso.
Ouça o seu cliente
Seu cliente é seu objeto de estudo mais confiável. Ouça-o,
não pense que por prestar um serviço ou oferecer o produto, você
sabe tudo sobre ele. Quem consome sempre tem apontamentos
imensuráveis.
Não tire a produtividade da sua cabeça
Vender mais, fechar mais contratos, ampliar o negócio, reduzir
custos, otimizar tempo e recursos - tudo isso deve estar
constantemente em sua mente, sem desfocar. Porém, atualmente é
importante tentar conciliar tudo isso com a satisfação do seu time e
as expectativas do seu cliente, e você pode fazer isso! Faça da
produtividade um hábito e assista o seu crescimento em todos os
setores!