2019 foi um ano de tensões comerciais e políticas, mas no último trimestre a economia esquentou, e o PIB do país ganhou uma nova perspectiva de aumento, mesmo que tímida. A perspectiva, que era de 0,85% passou para 0,90% em setembro, e para 2020 a alta esperada subiu de 2,17% para 2,32%.
Pensando ainda mais longe, para os anos de 2021 a 2023 as previsões foram mantidas em 2,5%.
Mercados favoráveis
As aplicações tradicionais estão pouco atrativas, e quem investe já começa a se movimentar em outras áreas da economia que, provavelmente, ganharão força em 2020, como o setor de imóveis. Este é o momento para começar a procurar a casa própria e sair do aluguel, trocar o imóvel atual por um maior e melhor localizado, ou ainda para investir no setor.
Previsão de Inflação e juros mais baixos para o próximo ano, e a expansão do crédito imobiliário são ingredientes que corroboram com essa receita. Entretanto, é preciso pesquisar bastante. Em algumas regiões do Brasil a oferta é menor do que a procura, e a pressão faz os preços ficarem mais altos. Quem estava esperando uma oportunidade deve aproveitar enquanto é tempo.
O que é necessário para decidir comprar um imóvel?
É preciso levar em consideração a localização, os preços, as condições de compra e pagamento, se o imóvel precisa de reforma e uma perspectiva de gastos com a reforma deste imóvel, enfim, toda a logística da compra.
Além de todos os aspectos tratados acima, é preciso ter bem claro qual objetivo com a compra: se a pretensão é comprar para alugar, você precisa prestar atenção em quais imóveis “saem” com mais facilidade das imobiliárias, e quais as regiões são mais atrativas na cidade em que se pretende comprar.
Tenha objetivos claros
Se você busca um investimento que dê um rápido retorno financeiro, deve se lembrar que os imóveis não têm liquidez, ou seja, se você precisar vende-lo rápido porque precisa de dinheiro terá um grande problema nas mãos. Além disso você também deve considerar que terá despesas com manutenções, IPTU, limpeza, pagamento de condomínio, além da documentação e averbação do imóvel.
História do imóvel:
Quando for comprar um apartamento ou casa em condomínio já construída e com uma vida ativa, consulte como está a saúde financeira do local. Um condomínio “no vermelho” trará gastos consideráveis e dores de cabeça. Depois de adquirir o imóvel, taxas extras podem aparecer e descontrolar seu planejamento financeiro.
Como saber se a compra que estou fazendo é um bom negócio?
Vida de regra, um bom negócio é feito pelo que sempre tratamos aqui como uma relação ganha-ganha, quando as duas partes saem satisfeitas e com o melhor resultado possível da negociação.
Para ter certeza de que a sua compra ou venda é um bom negócio você tem que ter muito claro em suas ideias todas as possibilidades e objetivos que serão alcançados com a aquisição do imóvel, ou a negociação do mesmo.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre investimentos conscientes e negociações ganha-ganha fique atendo, logo trarei outros conteúdos relacionados às previsões para 2020, e também dicas de como se sair bem numa negociação.