Você sabe o que é uma Parceria Público-Privada (PPP)?


Parcerias público-privadas, as famosas PPPs, são acordos entre os setores público e privado para a realização conjunta de determinado serviço ou obra de interesse da população, os quais não podem ser suportados apenas pela administração pública, seja pela ausência de condições técnicas ou financeiras. 

 

É regida pela lei 11.079/2004, a qual foi inspirada na fórmula inglesa das Private Finance Initiative (PFI) e regulamenta o modelo até então inédito no país.

 

Em uma PPP, a empresa normalmente fica responsável pelo projeto, assim como seu financiamento, execução e operação. 

 

O Estado, em contrapartida, paga a empresa de acordo com o desempenho do serviço prestado. Uma vez vencido o contrato, tudo o que foi construído é do governo.

 

Historicamente, podemos dizer que as parcerias público-privadas encontram respaldo em um longo processo, que se desenvolveu desde a Revolução Francesa até a consolidação dos Estados Democráticos de Direito.

 

Com isso, os governos passaram a ter cada vez mais responsabilidades sobre a população – o que também levou à necessidade de recorrer à iniciativa privada como parceira.



Modalidades de Concessão:

 

As concessões comuns são abrangidas pela Lei 8.987/95 e as PPPs, pela Lei 11.079/2004. Portanto, as modalidades concessão de Parcerias Público-Privadas (PPPs)

 

Concessão comum:

 

Regida pela Lei 8.987/95;

Retribuição dada por tarifas pagas pelos usuários, sem interferência do Estado. Ex: pedágios

 

Concessão patrocinada: 

 

Regida pela Lei 11.079/2004;

Retribuição dada pela combinação tarifas + complemento do Estado. É uma forma de concessão comum, mas com uma combinação de recursos públicos e cobrança de tarifas do usuário. Ex: pedágios em rodovia

 

Concessão administrativa

 

Regida pela Lei 11.079/2004;

retribuição dada exclusivamente pelo Estado; é subdividida em prestação de serviços direto ou indireto ao poder público. Ex: Iluminação pública de algumas cidades 



Vantagens Das Parcerias Público-Privadas

 

Além da uma movimentação econômica e dos benefícios em torno de serviços e empreendimentos deste tipo para a população, ocorre também um aumento da produção, o que instiga a competição no setor privado.

 

Logo, há melhora dos produtos oferecidos e a constante busca por aperfeiçoamento.

 

Abaixo, outras vantagens das parcerias público-privadas:

 

  • Gerar investimento e empregos

  • Incentivar a fiscalização e a transparência

  • Reduzir os custos dos serviços por meio de fontes alternativas de investimento

  • Profissionalizar a gestão do serviço.

 

Atualmente, entre as principais condições para estabelecer uma PPP estão: a prestação de serviço deve durar entre 5 e 35 anos e valor de contrato superior a R$ 20 milhões.