Conheça Dilson Dalpiaz


Dilson Dalpiaz Dias nasceu em Caçador, Santa Catarina. Filho de produtores rurais, ainda criança se mudou para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde permaneceu até terminar o terceiro colegial, atual ensino médio.


Em seguida, foi para São Carlos estudar para o vestibular em Engenharia. Fez a prova para algumas universidades e optou pela  Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 


Em Uberlândia, Dilson Dalpiaz iniciou sua carreira profissional em 1971 como estagiário na CTBC, atualmente, Algar Telecom, empresa do Grupo Algar. Em sua trajetória, liderou a equipe responsável pela expansão da empresa, entre o final da década de 1970 até o ano 2000. 

Ocupou diversos cargos de direção até assumir a vice – presidência, cargo que permaneceu até encerrar suas atividades como executivo da empresa, em 2004. O primeiro deles foi em 1987, na diretoria de operações. No ano seguinte, ocupou o cargo de diretor-superintendente. No início de 1990, assumiu a vice-presidência da CTBC, a diretoria de comunicação da Algar e vice-presidência de assuntos corporativos. Em 2000, coordenou a criação o Instituto Algar, que atua em ações voltadas para a educação.


Entre 2005 e 2011, Dilson Dalpiaz assumiu a pasta de Desenvolvimento  Econômico e Turismo, na Prefeitura Municipal de Uberlândia, durante a gestão do prefeito Odelmo Leão. Em 2008, acumulou a Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social. 


Em 2011, convidado pelo governador Antonio Anastasia, assumiu um cargo de direção no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), permanecendo até o final de 2013. 

 

Além das carreiras de executivo e gestor público, Dilson Dalpiaz atuou como professor. Destaca-se a sua participação nos cursos de graduação em Engenharia na UFU, MBA em Marketing na USP de Ribeirão Preto e na Faculdade Politécnica de Uberlândia (FPU). 

 

A partir de 2014, Dilson Dalpiaz retomou um antigo sonho: atuar nas áreas de consultoria e palestras com foco em Diplomacia Corporativa e Relações de Negócios dentro dos ambientes público e privado. Sonho que começou a se moldar por volta de 1994, quando assumiu o cargo de presidente da Associação Comercial de Uberlândia (Aciub) e ampliou seus trabalhos como diplomata corporativo. De lá pra cá, outras experiências com esse foco foram adquiridas em diversas instituições, como Telebrasil, Abrafix, Amcham, ACEL, entre outras.

Em 2015 participou do Fórum Uberlândia 2100 e coordenou o processo de formalização do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia 2100 (Coden Uberlândia 2100) e hoje é presidente-executivo. 

Em 2016 foi nomeado secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. 

Casado, pai de dois filhos e avô de dois netos, Dilson Dalpiaz hoje é palestrante, consultor empresarial e compartilha com o público todo o conhecimento e experiência adquiridos ao longo de sua carreira. 

 

Formação Profissional:


Graduação: Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , MG, 1971.

 

Pós- Graduação: Gestão Pública - Universidade Federal de Uberlândia(UFU), MG, 2012.


M.B.A.

APG,vAmana Kay, São Paulo, SP, 1992 e 1993.


Case Study Harvard Business School, EUA, 1996 e 1997.


Especialização:

Engenharia Eletrônica, Métodos Computacionais e Telecom, UFU, Uberlândia, MG, 1978.


Aperfeiçoamento:

"Modernização de Negócios" - College of Business Administration da UCF-University of Central Florida, EUA, 1995.

“The Development of Human Talents for the 21st century” - UCF-University of Central Florida, EUA, 1995.   


Changing the Game-Negotiation and Decision Making, Harvard Business School, EUA, 2002.


Orchestrating Winning Performance-IMD – Lausanne,Suíça,2002.