Como criar uma conexão entre líder e colaboradores no trabalho remoto?


O home office veio para ficar e entender as mudanças desse novo formato é essencial para liderar equipes no trabalho à distância. Veja as dicas que preparei para te ajudar nesse processo:

 

O trabalho remoto tem se tornado cada vez mais presente na estrutura de empresas, trazendo diversos desafios e oportunidades que antes não eram encontrados na rotina presencial.

Um desses grandes desafios é a dificuldade de estabelecer uma conexão entre líder e colaboradores no trabalho à distância.

Por mais que os profissionais ainda estejam trabalhando, a forma como eles estão exercendo suas atividades mudou e agora depende cada vez mais de tecnologia e comunicação.

O mesmo acontece com a gestão dos líderes: delegar funções e realizar reuniões também passam a acontecer no formato digital e não mais presencial.

Mas como criar uma conexão eficaz mesmo através das telas?

O principal caminho para isso acontecer é através da comunicação assertiva, uma ferramenta essencial para manter a equipe unida e focada, mesmo que a distância.

Pensando em te ajudar, separei algumas dicas para facilitar esse processo entre você e sua equipe:

1 – Deixe claro como e quando sua equipe pode te contactar

Isso mesmo, é importante estabelecer formas de contato entre você e sua equipe. Vai ser pelo WhatsApp? Algum chat da empresa? E-mail? Converse com os seus colaboradores e defina as melhores opções.

Não se esqueça de também definir horários. Quanto mais orientações e limites, menos mal-entendidos ocorrerão durante o home office.

 

2 – Problemas grandes? Resolva numa ligação ou chamada de vídeo

Meios de comunicação escritos, como e-mail, mensagens e outros, podem provocar falhas de comunicação nessas horas.

Procure sempre resolver questões mais complexas através de ligação para que a comunicação flua e você consiga tomar a melhor decisão.

 

3 – Tenha hábitos casuais de comunicação

Sabe aquela conversa descontraída durante as pausas de trabalho? Ela faz toda a diferença na sua conexão com a equipe e deve ser mantida mesmo no trabalho remoto.

Por isso, confirme o recebimento de e-mails e mensagens, entre em contato no início e término do expediente, periodicamente faça reuniões online para que você possa sentir o clima da equipe.

 

Por mais que o trabalho remoto tenha sido forçado durante a pandemia, ele veio para ficar e tornar a rotina de empresas cada vez mais flexíveis e modernas.

Para que haja uma gestão eficiente nesse cenário é preciso se adaptar para conseguir liderar através dessas novas transformações.

O mundo muda, a sociedade também e você como líder deve acompanhar essas mudanças.

Entre em contato e saiba como um posso te ajudar a acompanhar essas mudanças e a liderar de forma mais consciente e eficaz.