7 motivos para internacionalizar sua empresa


Como já falamos antes, a internacionalização do seu negócio pode ser uma das saídas para driblar as crises financeiras do Brasil. Entretanto este não é o único motivo para você pensar em levar seus negócios para novos ares, novos países.

Listei abaixo sete razões para que seus negócios ultrapasse as fronteiras:

 

1. Conquistar novos mercados

 

A busca por novos mercados é o primeiro motivo para pensar na expansão da empresa.

Vender seu produto ou serviço fora do Brasil é uma maneira de não depender apenas dos rendimentos e do capital de giro nacional, então, como já tratamos no blog, é uma alternativa para sobreviver às crises econômicas. Entretanto manter os pés em nossa pátria mãe também ajuda a driblar as crises no mercado externo.

A grande questão é sempre a mesma: para quem vender? Nesse caso, não existe uma resposta certa, existe uma estratégia de mercado a ser traçada. Aposte em um cenário internacional favorável para ampliar suas oportunidades de negócio, e dispor de alternativas compatíveis com seu produto ou serviço.

 

2. Adquirir conhecimento dos parceiros

 

Estar fora do país abre portas para que a sua empresa se relacione com outras grandes empresas do cenário mundial. É o conhecido benchmarking. Na prática, trata-se de uma ferramenta para que as empresas se compartem com outras organizações do mesmo segmento, ou não, melhorando assim seu desempenho. Existem três modalidades de comparação: interna, competitiva, ou multissetorial.

Ao contar com essas informações é possível desenhar um planejamento estratégico condizente com os aspectos que envolvem os negócios no cenário internacional. Entre eles podemos citar:

- Acordos de livre comércio entre países;

- Barreiras culturais e linguísticas;

- Posições políticas

- Sazonalidade dos negócios;

- Hábitos de consumo;

 

 

 

3. Diversificar o risco da empresa

 

Esta razão vem reforçar o primeiro item da nossa lista. Diversificar os riscos significa que a sua empresa não se limita às vendas em território nacional. Operando em diferentes mercados a inovação passa a ser uma pauta fundamental para as estratégias de sua empresa, que se vê obrigada a acompanhar as novidades e tendências, a fim de garantir a competitividade e criar soluções.

 

4. Reduzir carga tributária

 

A internacionalização de empresas que comercializam produtos pode ser uma forma eficiente de reduzir custos de tributação. Muitas vezes, em troca de bons acordo comerciais, os países de destino das mercadorias reduzem a carga tributária dos produtos exportados.

Além disso, o benefício fiscal pode vir também do governo brasileiro, que pode reduzir ou até mesmo isentar da cobrança de impostos como:

- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

- COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);

- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);

e outros.

 

5. Criar uma marca global

 

Enfrentando os desafios do mercado internacional, sua empresa tem condições de criar uma marca global e ser referência em qualidade. Isso aumenta substancialmente a profundidade e a credibilidade da empresa, e não só facilita desbravar novos mercados, mas também ajuda no reconhecimento de marca pelos consumidores brasileiros.

Além disso, como os padrões para exportação costumam ser mais exigentes, os produtos ganham maior valor de mercado, já que apresentam níveis de qualidade superiores às marcas que não seguem padrões internacionais.

 

6. Realizar economia de escala

 

A partir da internacionalização, sua empresa poderá diminuir os preços dos produtos e lucrar ainda mais com a produção e economia de escala. Pode parecer que a “conta não fecha”, mas a partir do aumento da produção, não há um aumento do custo da fabricação, porque quanto maior a quantidade de matéria-prima, menor o valor na negociação.

Assim, o produto final pode ser vendido por um preço mais baixo. Com o crescimento de produtos em estoque é possível lucrar com o volume.

 

7. Integrar todas as áreas da companhia

 

Antes de se aventurar no mercado internacional você terá que deixar a “casa arrumada”, e isso te obrigará a integrar todas as áreas da sua empresa. Isso engloba produção, administração, logística, TI, finanças, marketing, comunicação, etc., a fim de que os processos passem a acontecer dentro das condições essenciais para uma implantação bem coordenada das estratégias internacionais.

Isso mostra que a internacionalização das empresas coloca a sua empresa nos trilhos, resolvendo problemas internos de comunicação e estratégias, que melhoram o desempenho de vendas dentro do nosso país.

Você pôde ver que são muitos os motivos para internacionalizar a sua empresa, e que se feito de maneira correta, o investimento vale a pena. Investir em um plano de internacionalização é essencial, e nele, identificar oportunidades reais de negócios e reconhecer todas as forças e fraquezas da empresa e dos territórios de atuação.