Uberlândia: uma cidade inovadora


Uberlândia continua obtendo resultados positivos na busca pela modernização e eficiência dos serviços prestados à população. Em um levantamento realizado pela consultoria Teleco, a cidade é a 3ª do Brasil em 2018 com mais ofertas de serviços inteligentes para a população. Ocupa ainda a 1 posição entre as cidades do interior do país e 6ª colocada do Brasil em números de startups.

Dentre os indicadores verificados pela Teleco, considerou-se a existência de estacionamento rotativo, o uso de câmeras de vigilância, a possibilidade de aluguel de bicicletas públicas, a emissão online de boletos de tributos, o agendamento e consulta online de serviços públicos e a marcação virtual de exames e consultas, por exemplo.

 

Um exemplo de avanço foi a criação de um sistema online para agendar o atendimento na plataforma do Centro Administrativo Municipal. A ferramenta permite que a população seja atendida com dia e hora marcada e evite enfrentar filas. O novo modelo reduziu de duas horas para dez minutos o prazo real de espera de quem precisa ir até Prefeitura de Uberlândia.

Ressalta-se também a implantação da Coordenação de Cidade Inteligente e Humana e da Diretoria de Inovação dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit). Os setores têm como missão auxiliar o poder público e a sociedade a encontrar e viabilizar soluções tecnológicas e sustentáveis que tornem Uberlândia cada vez mais inteligente e inovadora.