Sua empresa já faz parte da era Pós-Digital?


Muitas empresas ainda enxergam a Tecnologia da Informação como um departamento da empresa ou um prestador de serviço que está ali para apoiar o desenvolvimento de um negócio. Empresas com esse perfil já estão com os dias contatos e caso queiram continuar prosperando no mercado precisam enxergar a Tecnologia da Informação com outros olhos.

 

Os tempos mudaram. Vivemos a chamada Era Pós-Digital, na qual a tecnologia já deixou de ser novidade. Uma geração de profissionais e consumidores já nasceu nesse período e tanto a Tecnologia da Informação como as Telecomunicações de forma geral, não devem apenas apoiar um negócio, mas fazer parte dele por inteiro, tornando-se um ativo da empresa.

 

Nesse novo cenário, alguns paradigmas se rompem. Um deles é de que em ambientes digitais empresas de todos os portes estão competindo pela atenção dos clientes. Ter uma grande estrutura já não é mais o maior diferencial para o sucesso, mas sim a capacidade de se adaptar a mudanças rapidamente. Neste ponto, as pequenas empresas podem até levar certa vantagem, pois têm a capacidade de se “reiventar” com mais agilidade.

 

E as mudanças não param por aí. As empresas que já se adaptaram neste novo cenário ou mesmo aquelas que surgiram na Era Pós-Digital sabem que quando o assunto é tecnologia é preciso estar em constante transformação para buscar novas oportunidades e melhorar a competitividade.

 

Mais que uma mudança estrutural, a tecnologia hoje exige uma nova mentalidade dos gestores das empresas, independente da sua área de atuação. Dentro de uma empresa não existe serviço que não exija tecnologia em seus processos e cada gestor deve entender suas demandas e tomar decisões independentes do setor de TI para estruturar sua equipe com as ferramentas necessárias.

 

Outra premissa importante é a mobilidade, que também já deixou de ser um diferencial para se tornar obrigatório em qualquer empresa. Os funcionários não podem ficar presos aos padrões de tecnologia construídos para o mundo dos desktops. Pode-se dizer que a produtividade de uma empresa está diretamente relacionada com a flexibilidade quando a empresa disponibiliza as ferramentas adequadas.

 

Com o crescimento dos smartphones e tablets e a quase onipresença da banda larga, a velocidade das mudanças se acelerou causando um impacto profundo no modo de fazer negócios em todos os níveis. Hoje, os mecanismos permitem que os profissionais cumpram tarefas rapidamente e atinjam metas e objetivos com mais agilidade. Somado a isso, o Cloud Computing permite aumentar a capacidade sem a necessidade de novos investimentos.

 

Outros desafios irão surgir e talvez o principal deles seja como lidar com a segurança das informações. Malwares e vírus surgem a todo o momento, sem contar os hackers, que hoje são grupos estruturados, prontos para roubar informações estratégicas de qualquer empresa.

 

Mas uma coisa é certa: os sistemas se tornarão cada vez mais complexos, bem como as estratégias para negociação. Em um universo digital globalizado, com possiblidades de gerar novos negócios em qualquer parte do mundo, serão exigidos processos cada vez mais dinâmicos para articular as relações internacionais.

 

Afinal, a concorrência extrapola as fronteiras e criar novas tecnologias e consequentemente novas formas de se relacionar no mercado se torna, cada vez mais, os principais fatores para alcançar altos padrões de competitividade.