Qual o papel da inovação em uma grande empresa?


A inovação

 

Se você está antenado no mundo dos negócios, muito provavelmente já se deparou com o surgimento de novas áreas de atuação que vem crescendo cada vez mais. Uma delas é a área de inovação. Embora possa parecer um termo muito genérico e destinado apenas às grandes companhias, inovar é fundamental para todos os tipos de empresas, mesmo as pequenas e em desenvolvimento.

Isso porque ela pode fazer com que o seu negócio esteja sempre em crescimento e não fique muito distante de seus concorrentes.

Há dois tipos de inovação conhecidos: o tipo disruptivo e o tipo incremental. Vamos entender melhor cada um deles:

 

- Disruptivo: É aquele que começa do zero. Ou seja, é um projeto que nunca havia sido lançado antes, é a forma mais conhecida de inovação. É quando uma nova tecnologia surge e causa impacto no mercado. Também é considerado disruptivo aquele projeto que é novo na empresa em si, mas já foi lançado anteriormente por outras similares.

 

- Incremental: Esse tipo de inovação é tão importante quanto o disruptivo e diz respeito, basicamente, às ideias que surgem para melhorar um produto ou um sistema. Pense, por exemplo, nos automóveis e como eles sempre se inovam mesmo lançando o modelo anterior, apenas com detalhes extras que antes não existiam.

 

Principais níveis de inovação

 

Além dos tipos de inovação, também temos os níveis. Conhece-los vai te ajudar a entender como aplica-los na sua empresa. Vamos citar de forma breve cada um deles:

 

  1. Inovação como articulador da própria inovação

 

De forma bem resumida, essa área é aquela que vai provar inovação no plano mental. Ou seja, será o departamento que irá gerir conteúdo para que as outras áreas possam agir de forma inovadora.

 

  1. Inovação executora

 

Em alguns casos, a inovação apenas no campo mental não é suficiente para que a empresa consiga, de fato, inovar. É preciso que a área fique responsável por executar os projetos de forma separada das demais.

 

  1. A inovação articuladora e executora

 

Por fim, a área de inovação mais completa é aquela que planeja, fornece conteúdo e, ao mesmo tempo, executa. Nesse caso, deve ser um setor maior, projetado para conseguir agir de forma independente.

 

A importância da inovação nas empresas

 

Todo empresário sabe que inovação é importante, mas nem sempre ela é o foco da maioria dos negócios. Uma empresa que inova tem mais chances de crescer e se destacar, tem mais credibilidade e consegue manter os clientes antigos com mais facilidade. Além disso, a inovação faz com que haja a certeza de que o negócio está evoluindo e sendo pioneiro, sempre a frente dos demais.