Você já parou para pensar em como será o futuro da liderança? Afinal, os ambientes organizacionais estão se transformando rapidamente.
O mercado e o mundo estão em constantes mudanças e transformações que parecem ocorrer cada vez mais rápido. As novas tecnologias que surgem a todo momento fazem com que a gente precise desenvolver uma alta capacidade de adaptação a mudanças para conseguir casar as novidades com os tradicionais processos de trabalho e modelos de gestão de pessoas.
Além das novas tecnologias que são criadas e aprimoradas todo dia, como a Inteligência Artificial e a Big Data, a pandemia do Covid-19 trouxe uma grande diferença na vida das pessoas que também refletiu nas empresas.
E quando falamos em gestão e liderança, as perspectivas de futuro ficam ainda mais incertas. Mudanças são imprevisíveis, mas é certeza que vão acontecer. Por isso, o futuro da liderança está cercado na ideia de encontrar estabilidade no meio do caos, compreender a complexidade do mundo, tomar decisões assertivas e transmitir confiança às suas equipes.
Um dos desafios é fazer com que a transformação digital traga mais humanização para as relações de trabalho, respondendo às transformações sociais, enquanto os processos ficam cada vez mais automatizados.
O que esperar do perfil de um líder do futuro?
A liderança do futuro requer habilidades e competências diferenciadas, dentre elas, a capacidade de inovação e criatividade. Além disso, a flexibilidade e o senso colaborativo são elementos-chave que definem o perfil de um líder com visão de futuro.
Algumas características são imprescindíveis para garantir uma gestão mais eficiente, focada em alcançar os objetivos e resultados almejados pela empresa. Conheça as habilidades e competências mais importantes no perfil de liderança do futuro!
Inovação – pensar fora da caixa é uma habilidade indispensável. Estar aberto para novas ideias e conhecer suas próprias limitações ajudam a encontrar novos caminhos.
Protagonismo – ser proativo e ágil ajudam a encontrar novas tendências que podem ajudar na transformação de processos e também na criação de novos produtos, com a equipe sempre envolvida.
Inclusão – a diversidade de pensamentos enriquece o ambiente de trabalho, trazendo pluralidade cultural, levando ao amadurecimento de ideias.
Resiliência – vivemos em um cenário de incertezas, portanto a resiliência representa a capacidade de um líder de superar rapidamente as dificuldades, se reerguendo em meio a crises.
Gestão humanizada e descentralizada - Sendo o capital humano um bem tão precioso para a empresa, a liderança do futuro deve gerenciar as pessoas de forma humanizada, além de priorizar e valorizar as habilidades e competências individuais, no intuito de reter os melhores talentos.
Cultura data driven - como dissemos, se antes as decisões eram tomadas por insight ou conforme o conhecimento técnico-operacional dos líderes, no futuro, os dados serão a principal fonte de informações.
A cultura data driven, orientada por dados, incorpora a análise preditiva, gerada pelos indicadores e métricas que ajudam a identificar os pontos fortes e fracos do negócio — lideranças que se pautam em informações confiáveis, têm mais chances de sucesso.
Hoje a missão de um líder é diferente, ela ultrapassa as práticas tradicionais de gestão. Une estratégias e planejamentos que são necessários para que uma empresa seja competitiva para manter-se no mercado.
Portanto, um bom líder nesse momento em que estamos é capaz de transformar empresas, antigos processos, equipes e também pessoas. A liderança se transformou e com ela, tudo à sua volta também.