O que é a internacionalização de empresas é por que é vantajosa para a economia?


    Empresas que querem se consolidar no mercado não devem nunca se conformar em ficar sempre no mesmo patamar. Ser empreendedor não é simplesmente ter um negócio: é um estilo de vida. O empreendedor deve pensar constantemente em formas de inovar, crescer, sair à frente da concorrência e promover um serviço cada vez melhor ao seu cliente e à população. Isso significa ter rotinas de trabalho produtivas sem tirar os olhos das melhores perspectivas para o futuro.

 

    Ao olhar para a história, percebemos que o desenvolvimento do capitalismo está relacionado ao aumento do potencial produtivo e exploração dos recursos de diversos países. Mesmo operando em capacidades incríveis, faltava ainda um componente importante: a conquista de novos mercados. Essa necessidade trouxe descobertas imensuráveis de transporte e navegação. As grandes potências só conseguiram consolidar as suas economias ganhando mercados além de suas fronteiras. Quanto mais, melhor.

 

Mas afinal, o que é a internacionalização de empresas? 

 

    A internacionalização de empresas, como conceito, é o processo de ampliação da atuação de uma empresa para além das fronteiras de seu país. Esse processo pode se dar de diversas formas, tanto através da exportação de produtos e serviços como também da produção em escala em diferentes países. Uma relação comercial com parceiros estrangeiros também faz parte desse processo. A internacionalização abrange tudo o que se refere à atuação das empresas em território internacional.

 

    O processo está ao alcance de qualquer empresa que queira expandir as suas atividades para outro país: tudo começa com a sua
decisão de fazê-lo. Depois disso, é preciso montar um projeto que torne viável a expansão das atividades, e isso inclui medidas jurídicas, de gestão, análise do mercado externo, adequação da produção para abastecimento de um novo mercado e outras. Uma empresa pode optar por atender clientes com o mesmo perfil dos clientes de seu país ou explorar uma nova possibilidade.

 

Por que a internacionalização é vantajosa?

 

    Em primeiro lugar, o ganho de novos mercados pode fazer o negócio crescer como jamais cresceria atendendo apenas ao mercado doméstico. A exploração de mercados consumidores fora do país permite que oportunidades sejam aproveitadas para aumento da lucratividade e um bom exemplo disso é ajustar as zonas de sazonalidade dentro do setor no qual a empresa atua (um período de baixa em um país pode ser compensado por um de alta, no outro).

 

     Outro fator de peso que encoraja a internacionalização é a redução da carga tributária. Sendo a exportação benéfica para a economia nacional, o governo brasileiro busca incentivá-la através da diminuição e até isenção de alguns tributos sobre produção e comercialização, como é o caso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que podem sequer ser cobrados a depender do enquadramento tributário da empresa.

 

    Uma empresa internacional também consegue melhorar o serviço que presta através de um ganho de experiência de mercado atendendo a um público inserido num contexto cultural diferente. Além disso, a consolidação da sua marca globalmente abre possibilidades para o crescimento no sistema internacional. Esse tipo de maturidade traz inúmeros benefícios também para os clientes internos, já que tem como consequência a melhoria do serviço prestado.

 

    A internacionalização de empresas é um fenômeno que traz múltiplos benefícios e deve ser encorajado não somente através da redução de tributos, mas sim culturalmente. O empresário precisa inserir em sua mente a possibilidade de internacionalizar a sua empresa e descobrir o que os mercados externos têm a oferecer.