Mercados e Perspectivas: Cenário para negócios em 2021


Já soa redundante, mas precisamos contextualizar as dificuldades do ano de 2020. Em menos de um ano vimos todos os setores econômicos passarem por transformações importantes, algumas delas decisivas e até permanentes.

 

O setor de agronegócio, por exemplo, conseguiu fechar o ano com um crescimento de 3% no PIB e há uma expectativa de crescimento de 4,2% no Valor Bruto da Produção Agropecuária para este ano, segundo estudos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA.

 

Minas Gerais

 

Nosso estado produziu um volume recorde de 15,4 milhões de toneladas de grãos, 33,5 milhões de sacas de café e, no acumulado dos primeiros dez meses, exportou mais de US$ 7 bilhões.

 

Tecnologia

 

Outro setor que já estava em constante expansão, desde antes da pandemia, mas que ganhou força nos últimos 10 meses foi o de tecnologia. Só o mercado de TI registrou mais de 12% de crescimento no ano passado.

 

Contudo, a previsão deste ano é um pouco menor. O crescimento deve ficar na casa dos 5%, o que os especialistas enxergam como normal depois de uma alta tão grande no ano anterior.

 

Minas Gerais é o segundo estado mais tecnológico do país. Uma pesquisa feita pela Liga Insights Ecossistema Minas Gerais revela que aqui em Minas estão concentradas mais de 1400 organizações entre startups, empresas de base tecnológica, aceleradoras, fundos de investimento, Instituições de Ensino Superior, incubadoras, Núcleos de Inovação Tecnológica, Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, além dos governos municipais e outras.

 

56% das startups atuam no mercado B2B como foco principal, seguidos por B2B2C (19%) e B2C (18%). 12.7% das startups mineiras trabalham na área de Gestão de Negócios; 11.6% em TI e 10.1% Health Tech. Ao todo, existem 43 áreas de atuação.

 

Mercados e Perspectivas: Cenário para negócios em 2021

 

 

Convidei duas figuras muito importantes no cenário dos negócios dos setores de agronegócio e tecnologia, para um bate papo que, com certeza, será muito interessante e eu quero convidar você para participar também.

 

Felipe Calixto - CEO da Sankhya

 

Thiago Silveira - Sócio / Gestor da Xapetuba Agropecuária; Presidente eleito do Sindicato Rural triênio 21 a 24; Diretor Internacional da Abraleite, Associação Brasileira de Produtores de Leite.

 

Nosso encontro será na próximaquarta-feira, 27 de janeiro, às 14h, totalmente online. Inscreva-se: Link LP