O ESG tendo como foco a responsabilidade ambiental refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade; entre outros.
O mercado tem, hoje, uma visão muito mais crítica sobre as responsabilidades ambientais da indústria. Por isso, existem exigências para garantir o menor impacto ambiental possível na produção de produtos.
Alguns procedimentos podem indicar se a empresa está no caminho para sua responsabilidade ambiental. Vejamos.
Gestão dos resíduos na produção;
Meios para eliminar a poluição decorrente dos processos;
Certificações ambientais e de qualidade;
Publicação de relatórios que demonstrem as estratégias na área de sustentabilidade;
Gestão de matéria-prima;
Fontes de energia sustentáveis;
Satisfação do público, que se identifica com os valores de responsabilidade ambiental da empresa
A indústria, o agronegócio e o comércio devem ter atenção especial com o meio ambiente, visto que são setores com grande potencial poluente e de exploração de recursos naturais. Felizmente, há muitas estratégias para se atuar de forma sustentável e assim, mirar na longevidade do negócio.
Estar em harmonia com questões socioambientais já não é mais uma escolha, é uma necessidade. Não há como fugir da responsabilidade de se posicionar sobre pautas de interesse geral.
Grandes empresas de alcance global já perceberam isso e estão investindo incansavelmente nesse modo de se relacionar com a comunidade e com seus investidores.