Devo implantar a meritocracia na empresa?


 

Certamente você já ouviu falar sobre meritocracia. Seja gestor de empresas ou então colaborador de alguma, deve ter conhecimento sobre a meritocracia. No mundo corporativo trata-se de um modelo de avaliação de desempenho nas relações trabalhistas que visa a dar benefícios e reconhecimentos, enfim compensar, aquele que é merecedor, sem qualquer outra distinção dentro do ambiente de trabalho, seja ela de idade, sexo, gênero, etc.

 

A origem da palavra meritocracia é do latim, significa meritu que quer dizer mérito, merecimento, e cracia que quer dizer poder, ou seja, dar poder para quem tem mérito. Apesar do modelo de meritocracia ser o mais correto e adequado, não são todas as empresas que fazem o uso dele, sendo que muitas levam em conta outros critérios e não apenas o mérito de seus funcionários na avaliação.

 

Quais são as características da meritocracia?

 

Ao falarmos sobre as características do modelo meritocrático temos que considerar que a principal delas é os funcionários entenderem como funciona o método de avaliação da empresa, de modo que possam direcionar seus esforços para se beneficiar e assim ter melhor avaliação.

 

A meritocracia tem também como característica ser um sistema que contribui para a formação da cúpula da empresa, isto é, o mais alto escalão, sejam os gerentes, gestores e diretores. Permitindo a ascensão na carreira profissional dentro da própria organização se torna uma importante ferramenta para a retenção de talentos.

 

Neste sistema, qualquer pessoa que seja suficientemente qualificada consegue ascender na empresa e chegar até um alto nível hierárquico. Isso é muito bom, pois dá condições iguais a todos conseguirem se destacar. É a democratização das oportunidades profissionais.

 

Além disso, empresas que adotam tal sistema estimulam uma “concorrência positiva” por parte de seus funcionários, possibilitando a obtenção de melhores resultados, afinal de contas o esforço dos funcionários pela busca do reconhecimento acaba trazendo ganhos de produtividade e melhoria da qualidade, alavancando assim a sua competitividade.

 

Como implantar a meritocracia na empresa

 

A guisa de ilustração podemos listar algumas dicas de como esse sistema deve ser implantado na empresa e apresentado aos funcionários para se obter sucesso e assim usufruir todos os seus benefícios!

 

  • Definição do sistema: Um bom desenho é a condição primeira para se obter a adesão de todos.

 

  • Reunião: o segundo passo é promover reuniões de treinamento com os integrantes da empresa e mostrar como funciona o sistema. Assim, quando propor uma remuneração maior para alguém, todos saberão que foi por mérito.

 

  • Distribuição de tarefas: num terceiro momento é interessante distribuir as tarefas de forma a deixar cada colaborador desempenhando aquelas com maior domínio ou oferecer um programa de treinamento para melhor capacitá-lo.

 

  • Sistema de avaliação: Por fim, dar especial atenção a última etapa que é o sistema de avaliação não o deixando de fora da implantação da meritocracia. É através dele que você saberá de forma objetiva quem está se destacando e realmente tendo mérito para obter os benefícios que a empresa oferece.

 

Agora que conhecemos um pouco sobre meritocracia, basta saber como esse modelo irá se adaptar ao seu negócio e como contribuirá para o crescimento de sua empresa!

 

Afinal, seja você gerente ou subordinado, existe coisa mais bizarra, para não dizer ultrapassada do que alguém pedir aumento de salário? Se tal situação se apresentar com frequência, fique atento porque você ou sua empresa estão fora do contexto de modernidade na gestão de pessoas.

 

Considerando que o capital humano se apresenta cada vez mais como fator determinante do sucesso das organizações, certamente reconhecer o esforço individual é uma das melhores e mais eficazes formas de motivação. E além de tudo.... dá lucro!