Comunicação e Lobismo: a importância de boas estratégias
O lobby busca influenciar decisões políticas que supram as necessidades não só de setores empresariais, como também de entidades de classe e instituições. Para tanto, é preciso ter uma boa estratégia de comunicação, que seja moderna e persuasiva.
Os setores de comunicação e marketing de uma empresa, que realizam o trabalho de cuidar da marca e da imagem da empresa, são importantes no dia a dia de qualquer tipo de negócio. Independente do porte e segmento de mercado, é preciso ter uma boa imagem.
E claro, lobismo e comunicação andam de mãos dadas quando o assunto são estratégias para influenciar decisões do poder público. E uma das principais ferramentas aqui aplicadas é a persuasão.
Persuadir é convencer com argumentos convincentes a respeito de um entendimento, ideia ou opinião. Essa é também uma estratégia de comunicação que, para ser mais efetiva, costuma fazer uso de recursos emocionais e simbólicos para atingir o seu objetivo.
É nesse momento que a importância da comunicação se torna mais evidente para que os grupos de interesse encontrem espaço para as suas demandas junto ao governo. Afinal, para colocar em prática o lobby, é preciso organização e domínio das técnicas mais eficientes.
Também é necessário que se consiga expressar de forma adequada os desejos do grupo interessado em convencer os agentes públicos de que suas demandas são legítimas. Isso não é muito diferente do que convencer o público a comprar um produto ou serviço.
Por isso, não só a comunicação é importante na prática do lobby, como as suas técnicas de persuasão. Esses métodos podem ser o uso de argumentos mais convincentes ou mesmo a produção de um material audiovisual mostrando uma determinada realidade que se almeja mudar.
Porque ter um bom relacionamento entre empresa e impressa
Além da empresa usar o setor da comunicação para praticar o lobby junto ao governo, é preciso que os seus profissionais tenham um bom relacionamento com a imprensa. Nesse caso, é a assessoria de imprensa a equipe mais apta para esse trabalho.
Quem faz a assessoria funciona como um canal de comunicação entre a sua empresa e a mídia local e nacional. Mesmo havendo uma equipe, em geral, é um profissional, o assessor de imprensa, quem faz o contato com emissoras de televisão, rádios, jornais e outros.
O seu objetivo é o de conseguir que a empresa seja divulgada no meio de comunicação, seja para promover um evento, lançar um novo produto ou conquistar credibilidade da opinião pública. Essa comunicação também serve para que a empresa se posicione politicamente em relação a temas relevantes.
Essa é mais uma estratégia de lobby, pois, se os anseios de uma empresa ganham visibilidade na mídia, o governo se sente persuadido, de certa forma, a realizar os desejos daquele grupo. Essa estratégia pode ser ainda mais eficiente quando o público também é convencido.
Para tanto, é importante ainda que a empresa tenha um bom trabalho de marketing e publicidade, a fim de fortalecer a sua marca. Assim, conseguirá ganhar o respaldo da opinião pública, que pode apoiá-la, aumentando a dimensão do seu lobby junto ao governo.