Ambiente corporativo x comunicação empática: é possível?


Estamos presenciando um ambiente corporativo cada vez mais dinâmico e globalizado, com colaboradores e lideranças mais interessados no bem-estar de todos. Os desafios mudaram e, hoje, não são apenas os resultados que importam, mas sim a reputação da empresa com causas sociais, a gestão de minorias, diversidade e tantos outros temas que estão em pauta atualmente. Além disso, um ambiente corporativo que não opta pela comunicação empática, tem a chance maior de perder talentos que são importantes para o crescimento da empresa.

 

Nada mais necessário entre as pessoas do que a interação e, durante esse convívio, uma comunicação saudável e calorosa deve se fazer presente no ambiente corporativo.

 

Quer saber se é possível o seu ambiente de trabalho ser empático? Acompanhe nosso post!

 

O que é empatia?

 

Entende-se por empatia o ato de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, ajudando as pessoas que estão com dificuldades sem julgá-las. E, no trabalho, não devemos deixá-la de lado, pois lá é onde as pessoas precisam se acolher, mostrar compreensão e empatia uma pela outra. Desta forma, crescer em conjunto e com melhores resultados torna-se muito mais fluido.

 

Quais os benefícios da comunicação empática no ambiente corporativo?

 

Um dos maiores benefícios da comunicação empática é perceber o aumento na produtividade dos colaboradores. Pessoas satisfeitas e que se sentem bem acolhidas, trabalham com muito mais foco e determinação, buscando crescimento dentro da empresa.

 

Além disso, os colaboradores se sentem muito mais seguros e demonstram respeito entre si e suas lideranças. Desta forma, os objetivos profissionais ficam mais claros, evitando a perda de tempo com emoções negativas, como ressentimento e raiva. Vale ressaltar que estes tipos de sentimentos podem fazer com que os colaboradores desfoquem de suas tarefas, impactando a empresa de forma negativa.

 

Além disso, existem outros benefícios que a comunicação empática traz para sua empresa:

 

  • Aperfeiçoa o ambiente de trabalho;
  • Os atritos diminuem consideravelmente;
  • Melhora o trabalho de gestão de equipes.

Como a empresa pode aderir à comunicação empática?

 

Seu maior aliado nessa mudança é o time de Recursos Humanos, pois ele será o principal condutor dos processos que prezam pelo bem-estar corporativo.

 

O profissional de RH terá como função criar ações e promover esse tipo de prática no ambiente de trabalho. 

 

Claro que, contar com a colaboração de todos é primordial. Comece aos poucos e perceba a diferença no ambiente desde o início. Além disso, tenha paciência e veja como a comunicação empática pode ajudar no crescimento da sua empresa.

 

O que achou do artigo? Você acredita que a comunicação empática é possível no ambiente de trabalho?