Sua empresa está preparada para a Sociedade 5.0?


A nova era da Sociedade 5.0, lançada pelo governo japonês em 2016 durante seu 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, pode ser entendida como o momento em que espaço físico e ciberespaço se encontram para através dessa integração possibilitar não só o progresso econômico, como também a resolução dos atuais problemas sociais.

Ou seja, essa ideia pensa numa sociedade centrada no ser humano como um caminho possível para aprimorar suas capacidades e ao mesmo tempo promover o bem-estar, deixando de ter o crescimento econômico como principal objetivo.

Para que isso aconteça, a Sociedade 5.0 utiliza todo o potencial das novas tecnologias, das inovações e da produção industrial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo a sociedade como seu foco principal e os negócios como parte do problema, mas também como parte da solução.

Nessa nova ideia de sociedade também são empregadas ferramentas tecnológicas para atender às necessidades e desejos dos consumidores, como a Automação, Desmaterialização, Digitalização e Servitization.

Um ponto de partida para começar a entender a Sociedade 5.0 e iniciar o processo de adequação da sua empresa a essa nova era, são as bases que sustentam essa ideia:

1 – Reforçar os fundamentos da Inovação Científica e Tecnológica.

2 – Responder aos desafios ambientais, econômicos e sociais.

3 – Estabelecer um novo valor para o desenvolvimento da indústria do futuro tendo como foco a transformação social.

4 – Criar um ciclo virtuoso e integrado entre recursos humanos, capital e conhecimentos para que haja inovação.

Torna-se importante ressaltar que esses pilares influenciam também todos os setores que vão desde a indústria até o marketing para que sejam pensados novos caminhos em que suas atividades sejam desenvolvidas tendo como foco a sociedade.

Na ideia de Sociedade 5.0, as inovações tecnológicas devem ser utilizadas para capacitar as habilidades humanas e, consequentemente, promover mais qualidade de vida e bem-estar, como também o equilíbrio econômico.

Esse novo foco no ser humano, sociedade e meio ambiente cria a necessidade de que os empresários compreendam que o foco somente no lucro gera externalidades negativas que devem ser levadas em conta, como a degradação do meio ambiente e o aumento exponencial da desigualdade social.

Resumindo, essa nova forma de pensar a sociedade e as relações comerciais e industriais nos traz um grande alerta: as empresas não conseguirão prosperar dentro de uma sociedade com graves problemas sociais e ambientais causados por elas mesmas.

Viu só como a sociedade e sua preocupação com os impactos causados por nós mesmos estão mudando a forma como as empresas funcionam?

Conte com a minha ajuda para adequar a sua empresa a essa nova era no ambiente de negócios.

Como adviser, poderei entender de perto sua gestão e processos, além de propor soluções para sanar as necessidades do seu negócio.

Entre em contato para agendar uma reunião.