Qual a importância da empatia na liderança humanizada?


É indiscutível que as transformações do mercado de trabalho trouxeram à tona as discussões sobre liderança humanizada. E, para exercer uma boa gestão humanizada, algumas características específicas são fundamentais, sendo uma das principais habilidades a empatia, ou seja, a capacidade de entender o que o outro sente.

 

Atualmente, as pessoas não se interessam apenas pela remuneração, mas também visam os benefícios e a forma como as lideranças atuam. Na realidade, os profissionais mais talentosos estão em busca de instituições que incentivem o seu crescimento e que estimulem um convívio agradável entre a equipe.

 

Desta forma, a liderança humanizada surge como uma aliada no crescimento das empresas.

 

Além disso, vale ressaltar, que um bom gestor deve ser capaz de exercer a liderança empática dentro da empresa, pois, ao se colocar no lugar de sua equipe, ele poderá tomar as melhores decisões para todos. Ademais, como consequência, o líder poderá pensar e executar estratégias que irão engajar cada vez mais os colaboradores, estimulando assim, a mudança de comportamento corporativo e a melhora na cultura organizacional da empresa.

 

Ou seja, adotando uma liderança mais humanizada, todo mundo sairá ganhando, pois os colaboradores terão acesso a um ambiente mais acolhedor e menos estressante e a empresa terá um aumento de produtividade, que se converterá em lucratividade.

 

Como é possível exercer a liderança empática?

 

Primeiramente, é fundamental que o líder esteja atento à saúde mental e ao bem-estar de seus colaboradores, pois trabalhadores desmotivados tendem a não atingir seus objetivos. Além disso, busque adotar soluções inovadoras. Seja diferente dos outros gestores. Destaque-se pela forma empática de liderar.

 

Outro fator de grande importância é desenvolver sua inteligência emocional, pois ela é, sem dúvidas, fundamental para uma liderança empática. Outra dica importante é, atue de forma estratégica. A estratégia é importante principalmente no momento atual, em que a grande maioria das empresas adotou o home office de forma fixa, pois muitos colaboradores não sabem como equilibrar o volume de trabalho com a vida pessoal. É neste momento que um líder deve saber atuar de forma estratégica para ajudar os membros de sua equipe com essa tarefa da melhor maneira possível para todos.

 

Após ler sobre isso, percebe-se claramente que uma liderança empática só agrega benefícios para líderes e empresas. O aumento da produtividade, a retenção de talentos, o fortalecimento da marca e a melhora no clima organizacional são apenas alguns dos pontos que farão a diferença na rotina corporativa. Diante de tantas vantagens, fica fácil entender o sucesso desse tipo de liderança entre as empresas.

 

Gostou do post? Compartilhe com seus colegas e veja a mudança acontecendo!