Os tipos de relação entre países no mundo


O conceito de “relação” entre os países no mundo todo varia de acordo com cada tipo de intensão. Isso significa que para cada objetivo em se aproximar e estabelecer contatos com outro país, existe um tipo de relação diferente. Hoje vou falar dos três principais: política externa, diplomacia e relações internacionais. Apesar de interligados, política externa e diplomacia não são sinônimos, e ambos também se diferem de relações internacionais.

Todos os itens aqui tratados são apenas o início da jornada de conhecimento que você vai buscar para internacionalizar a sua empresa.

 

Relações Internacionais: um conceito mais amplo e geral que corresponde ao conjunto de relações que um país estabelece com outro. É a partir dessas relações que o governo estabelece sua Política Externa.

 

Política Externa: conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para garantir que os objetivos e interesses estabelecidos na relação com outros países sejam alcançados. No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores é o principal representante dos interesses do nosso país com os demais países.

 

Diplomacia: é a execução da Política Externa por meio dos diplomatas, que são os representantes do Brasil nos outros países. Entretanto o trabalho do diplomata é cumprir os objetivos e interesses definidos anteriormente nas Relações Internacionais e Política Externa.

 

Quando falamos sobre entrar no mercado internacional é imprescindível ter plena noção dos tipos de acordo que o Brasil tem com o país que se pretende entrar: acordos comerciais, políticos, financeiros, política de impostos por importação e exportação, etc.

Algumas atividades que fazem parte da rotina dos representantes do Brasil lá fora devem ser acompanhadas, por exemplo, visitas oficiais, ou de Estado; encontro de ministros; representações no exterior e acordos (bilaterais ou multilaterais), participação do Brasil em Organizações Internacionais como a ONU, OIT, FMI, etc; formação de blocos ou grupos com outros países para cooperar e discutir determinados temas, como o Mercosul, por exemplo; participação em missões de paz, e outros.

 

Relação: Política Interna x Política Externa

 

Enquanto alguns estudiosos defendem que Política Externa deve ser considerada uma política de Estado, outros dizem que deve ser uma Política de Governo. Mas o que quer dizer isso?

Política de Estado: é a Política de relação externa seguida com base em interesses nacionais que pouco e alteram ao longo do tempo, independente de quem está no poder.

Política de Governo: é guiada pelos interesses que variam com o tempo, de acordo com as disputas políticas e entre partidos no âmbito nacional.