Intuição nos negócios: fonte da verdade e sabedoria


 

A intuição é um conhecimento associado à inspiração que é difícil de ser assumido no mundo dos negócios. Isso porque, durante séculos aprendemos que somos seres racionais e quando usamos nossa intuição para tomar decisões buscamos justificativas racionais para explicá-las aos outros ou até para nós mesmos.

Porém, é importante salientar que a intuição sempre esteve presente na história do ser humano, seja nos primórdios para sobreviver e depois construir ferramentas e criar a linguagem até atualmente na criação de novas tecnologias.

Junto com o instinto está a intuição. É através das nossas vivências e conhecimentos que vamos construindo nossas subjetividades e necessidades para imaginar possibilidades que pairam entre a intuição e a racionalidade.

 

O poder da intuição em um mundo tecnológico e complexo

Para Albert Einstein, a intuição era encarada como uma dádiva divina poderosa e foi praticamente o único cientista a reconhecer isso.

Atualmente, estudos recentes, admitem que uma boa intuição tem o poder de ampliar a qualidade, a precisão e a capacidade de tomar uma decisão.

E apesar de estarmos num mundo cada vez mais tecnológico e complexo, nossa mente racional é limitada para esse volume enorme de informações o tempo todo. É aí que acontece o resgate da intuição como uma das grandes características humanas.

 

Como fazer para acessá-la?

Não existe uma fórmula concreta para acessar nossa intuição quando for preciso. Porém, existem situações que facilitam que ela apareça na nossa mente.

Estar conectado com você mesmo em um cenário de silêncio ou uma música inspiradora durante um momento de ócio e leveza pode facilitar nosso contato direto com a intuição. É preciso que estejamos disponíveis para ela.

Por isso, tire sempre um tempo para não fazer nada, sentar-se no banco de uma praça, tomar um café sem pressa e com o celular desligado. Libere sua mente para que a intuição chegue sem receio.

 

Cultive a liberdade da sua mente

É necessário desenvolver e exercitar a sua capacidade abstrata, a sala de visitas da intuição.

Consuma audiovisual animado, leia livros que não tenham relação com a sua profissão ou estudos, brinque, jogue videogame. Ou seja, liberte sua mente para que a criatividade e a intuição tenham espaço para se desenvolver.

Lembre-se sempre que o novo e o impensável não existe no racional, é preciso inspiração para que essas novas coisas cheguem na nossa mente através da intuição.

 

Quando usar a intuição nos negócios?

Não tem a hora ou o momento certo de usar nossa intuição para tomar decisões nos negócios. O que pode ser feito é permitir que estejamos sempre abertos para recebê-la através do cultivo da liberdade da nossa mente.

Porém, por mais que a intuição seja uma fonte poderosa, temos que levar em conta que é necessário combinar abordagens intuitivas e racionais durante um processo de decisão.

É nesses momentos que a intuição se une aos valores de líder e surge aí um grande indicador da direção correta que deve ser seguida.

 

 

Quer ler mais sobre o mundo dos negócios? Acesse o blog e tenha dicas valiosas de como lidar com o cotidiano empresarial.