Blitzscaling: o modelo das empresas que mais crescem no mundo


O conceito de Blitzscaling foi criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e mostra como o mercado está se movimentando, com constantes mudanças e em nova velocidade. Esse conceito ajuda a explicar a trajetória de negócios que são capazes de acelerar seu crescimento com força tamanha em empresas como Amazon, LinkedIn e Waze, por exemplo.

Segundo Reid Hoffman, o blitzscaling é a ciência de construir em alta velocidade empresas que servem a um mercado global, ou seja, empreendedorismo de alto impacto. São empresas que criam massivamente novos empregos e as indústrias do futuro.

A partir desse modelo, compreende-se as cinco fases de escala de uma empresa, conhecidas como Família, Tribo, Vila, Cidade e Nação. Em cada estágio, o modo como você enxerga as áreas e funções, do capital à gestão de pessoas, muda significativamente pois cada negócio possui suas particularidades desde o número de fundadores até questões operacionais e de logística, o que faz com que cada uma seja verdadeiramente única.

Esse conceito nos ajuda a entender no que trabalhar com mais foco, de acordo com seu próprio estágio. Não existe uma receita que funcione para todos os tipos de negócios. A regra é olhar sempre para os desafios mais graves para te ajudar a tomar as melhores decisões no tempo certo, o que tem sido o fator crítico de sucesso para as companhias.

A fase Família é onde estão os alicerces de um pequeno (grande) negócio e seus principais desafios devem ser identificar uma oportunidade não óbvia no mercado, ou seja, ter uma vantagem competitiva única, original; desenvolver um produto/serviço que responda a uma necessidade de um mercado inexplorado além de focar em identificar os fundadores e contratar os primeiros funcionários.

Na fase Tribo é onde são preparadas as bases para escalar e crescer e o necessário é focar no desenvolvimento do produto e em financiar o crescimento. Os principais desafios são o foco na execução, mover-se rápido para ganhar dos competidores, ajustar o product market fit e aumentar o time distribuindo também novas funções operacionais.

A fase Vila é a fase de escalar! É preciso definir um plano de crescimento dependendo da concorrência e da oportunidade de mercado, o valor de ser pioneiro e até acesso ao capital que você tem disponível para crescer. Desenvolver uma comunicação interna e manutenção da cultura da empresa e preparar-se para lidar com a concorrência serão os desafios pois conforme sua empresa cresce, outros podem ver a oportunidade que você vê.

Na fase Cidades já é possível ganhar eficiência sem perder velocidade. Os desafios a serem encarados são a eficiência na administração dos recursos (pessoas, capital e infraestrutura) em larga escala e criar novos processos, sem burocratizar a empresa e reduzir a velocidade.

E finalmente na fase Nações é hora de saber como ganhar o mundo mantendo o ritmo de startup focando em estratégia global alinhada localmente e em lidar com diferentes culturas. Os principais desafios são a comunicação clara entre muitos funcionários, com diferenças geográficas e culturais, manter mais do que uma linha de produto para expandir e escalar a cultura para o novo tamanho do time.