Afinal, para que um adviser?


A palavra “advisor” passou a ganhar cada vez mais espaço no meio empresarial e em plataformas específicas da área como o LinkedIn. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que realmente é e para que serve o trabalho de um adviser.

O primeiro passo para explicar o trabalho desse profissional é começar a desmistificar a ideia de que advisers são consultores, conselheiros de administração ou experts que participam de projetos grandes e complexos.

Na realidade, advisers são profissionais que já passaram por diversas experiências empresariais que envolveram em empreender, falir e ganhar ou perder através de investimentos.

Todas essas vivências dão ao adviser uma noção de alta gestão que os possibilita investir e apoiar ideias interessantes e inovadoras, atuando de modo direto e com conhecimento de mercado.

Além disso, esses profissionais podem ser divididos em dois nichos:

1º - Mentores que criaram suas próprias empresas do zero

2º - Profissionais com vasta experiência e contatos importantes no seu setor

Cada um possui suas contribuições particulares a partir das suas vivências e escolher o adviser correto para sua necessidade vai depender do formato do seu negócio.

Por exemplo: empresas já estabelecidas aproveitam melhor o trabalho de mentores, já negócios como startups necessitam das orientações de ambos.

A atuação desses profissionais tem tudo a ver com as mudanças mais recentes no mercado, principalmente de empresas mais modernas que tem como demandas competências múltiplas, ritmo acelerado para acompanhar mudanças e abordagem despojada para que todos participem do processo.

Outro ponto bastante importante são os cuidados que se deve ter ao procurar a ajuda de um adviser.

O primeiro é saber ouvir o que esse profissional tão experiente tem a dizer sobre o seu negócio e não querer fazer tudo sozinho.

Também, é necessário compreender que o trabalho de um adviser é muito personalizado e de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para que ele consiga dar conselhos eficientes, ele tem que conhecer muito bem a sua empresa para entender o que ela realmente precisa, capturando as variações do mercado para reconhecer como seu negócio e seus concorrentes interagem no meio empresarial.

Tudo isso é baseado nas vivências e conhecimento dos adviser, mas não espere por respostas prontas para todas as perguntas e desafios da sua empresa. É preciso que haja uma real relação de time para entender que vocês estão trabalhando juntos para descobrir as reais necessidades e demandas do seu negócio.

Dessa forma, esses profissionais podem ajudar muito nos processos da sua empresa. Seja nas questões operacionais, melhores métricas de avaliação ou até mesmo na busca por recursos financeiros.

Por isso, conte com os advisers para alcançar os objetivos do seu negócio mais rapidamente através de uma análise profunda das reais demandas da sua empresa para o oferecimento de ideias diretas e eficazes.

Entre em contato e saiba como posso te ajudar a alavancar seu negócio com o meu conhecimento e experiências de mercado.