Linguagem Proativa: como melhorar seu poder de negociação


A inteligência emocional  é uma característica muito procurada pelas empresas para a contratação e também extremamente fundamental no dia a dia para a tomada de decisões e até na maneira como enxergamos as situações.

 

Segundo renomados especialistas a nossa linguagem e a forma como abordamos uma situação são determinantes na nossa qualidade de vida, atitudes e na forma de pensar. Por isso é importante aprender a substituir a linguagem reativa por uma proativa, pois ajuda a conseguir resultados mais positivos.

 

Veja alguns exemplos de linguagem reativa e como você pode mudá-las. Troque “não há nada que eu possa fazer” por “vamos procurar alternativas”. Isso mostra que você está empenhado em resolver determinado problema e assim é mais fácil encontrar uma solução.

 

Experimente em vez de falar “sou assim mesmo e pronto”, dizer “posso tomar uma atitude melhor” para que você consiga ver a situação por outro ângulo e tentar melhorar pensamentos que você achava ser irreversíveis. Tudo e todos os comportamentos podem ser melhorados.

 

Troque “eles nunca vão aceitar isso” por “vou buscar uma apresentação mais eficaz” como forma de mostrar que você tem alternativas para convencer, persuadir e mostrar outro ponto de vista abrindo portas para novas oportunidades de negócio, por exemplo.

 

Não fale “tenho que fazer isso”. Determine “eu quero fazer isso” como forma de vislumbrar o resultado. O querer é um desejo, uma emoção positiva e assim conseguirá realizar uma atividade que provavelmente esteja procrastinando, por exemplo.

 

Mude o “não posso” por “vou experimentar fazer”. Não coloque limites para essa situação. Tente aprender o que você precisa para alcançar o seu objetivo como uma forma de mudar a perspectiva dessa imagem negativa com mais autoestima e melhorando a sua imagem.

Uma postura positiva emana mensagens que despertam crenças de que podemos atuar para que as coisas se realizem superando quaisquer situações adversas e para que conquistas maiores possam acontecer de forma efetiva.