Crescimento: sucesso em tempos difíceis


 

Já estamos na metade do ano de 2015 e os reflexos da crise e dos tempos difíceis pelos quais o país está passando já estão visíveis em várias empresas, inclusive com algumas não aguentando a tormenta, solicitando recuperação judicial ou fechando as portas.

 

A pergunta recorrente nessas circunstâncias e que não quer calar é a seguinte: será que é possível sobreviver à crise, passar por cima dos tempos difíceis e extrair novas oportunidades de negócios?

 

Para alguns a crise e o cenário instável é sinônimo de desespero e de derrota. Essa é uma visão pessimista que pode levar muitos empresários ao fracasso. Por outro lado, vemos novos negócios surgindo e ganhando força mesmo com os tempos difíceis, mas o que esses negócios têm de diferente por conseguirem progredir em uma situação tão desfavorável? Estamos diante daqueles que fazem dos momentos de adversidade uma oportunidade para se destacar no meio da multidão!

 

Como reduzir os efeitos da crise nos seus negócios

 

Quem não consegue progredir em tempos de crise precisa saber pelo menos o que deve fazer para reduzir seus efeitos nos seus negócios. Dessa forma, é preciso ter em mente que, em um cenário instável, a melhor coisa a se fazer é colocar o dinheiro a trabalhar por você de forma segura.

 

Isso quer dizer que em tempos difíceis a melhor alternativa não é sair investindo de forma atabalhoada em novos negócios, mas sim, ser mais conservador e investir o dinheiro em algo que tenha baixo risco e lhe proporcione um retorno em longo prazo. Um exemplo de boas alternativas de investimento são as aplicações em renda fixa e em ações sob orientação de um profissional ou fundo de investimento de perfil conservador, além do tradicional setor imobiliário. Cuidando sempre de ter uma boa e equilibrada distribuição, lembrando a velha receita caseira de não por todos os ovos na mesma cesta.

 

Novos negócios que podem dar certo mesmo em tempos de crise

 

Caso você queira “dar a cara a bater” mesmo em crise, vamos listar agora alguns negócios que podem dar certo mesmo em tempos difíceis com a economia instável.

 

  • Exportação: Com a alta do dólar, a exportação surge como uma boa chance de se obter sucesso em tempos de crise. Vender seus produtos para o exterior poderá lhe dar um lucro garantido devido à desvalorização da moeda brasileira. Uma boa ideia seria exportar produtos para os Estados Unidos.

 

  • Negócios Online: Os negócios online requerem um baixo investimento e possuem menores custos de gerenciamento e a manutenção é menor que uma loja física.Em um e-commerce o empreendedor não tem a necessidade de investir em um bom ponto comercial, estacionamento e ainda oferecem a comodidade da compra virtual.

 

  • Educação: Mesmo em crise o setor da educação não pode parar. Por esse motivo, investir em algo criativo nesse meio pode lhe trazer lucro mesmo nos tempos difíceis. Montar um curso online investindo na educação a distância pode ser uma possibilidade de conseguir sucesso.

 

  • Start up’s: Destinar uma parcela de seus recursos para impulsionar empresas criativas e de rápido crescimento suportadas por tecnologia da informação, comunicação e internet, além de inovador é saudável para a geração de negócios inovadores.

 

A crise acaba se transformando em um ambiente promissor para os otimistas e perseverantes. É o momento daqueles que querem virar o jogo, enquanto outros gastam seu tempo apenas reclamando e falando que não é possível progredir em tempos de crise.

 

Enfim, o segredo é desvendar o código secreto da lógica que leva alguns a descobrir a sacada de vender lenços enquanto os demais choram.