Conheça o modelo econômico Economia Circular


Você já ouviu falar sobre economia circular?
Economia Circular é um modelo econômico que trabalha a “extração”, “transformação” e o “descarte” de insumos de maneira consciente, por isso se tornou uma alternativa atraente para empresas que buscam redefinir conceitos de crescimento e desenvolvimento, levando em conta os benefícios que a produção trará para a sociedade e meio ambiente.
Uma das propostas do modelo de economia circular é mudar o conceito das atividades econômicas que produzem bens e recursos finitos, eliminando ou diminuindo ao máximo a produção de resíduos. Além disso, as empresas que adotam o modelo de economia circular também apostam em fontes de energia renováveis.
Empresas de qualquer porte podem adotar o modelo de economia circular, já que o conceito básico desta atividade é contribuir para a saúde geral do sistema. O sistema por sua vez, reconhece a importância dessa contribuição em qualquer escala.

 

Os três pilares da Economia Circular:

- Eliminar resíduos e poluição por princípio.
- Manter produtos e materiais em ciclos de uso
- Regenerar sistemas naturais

 

Como adotar este modelo econômico

A transição de uma empresa que adota outros tipos de modelos econômicos para o modelo de economia circular não se limita a ajustes de impactos negativos da economia linear. A mudança deve ser sistêmica, gerar oportunidades econômicas e de negócios e também proporcionar benefícios ambientais e sociais.
A principal diferença está entre os ciclos técnicos e biológicos. Por exemplo: alimentos e materiais de base biológica, como madeira e algodão, são utilizados e preparados para retornarem ao sistema através de processos como a compostagem e a digestão anaeróbica. São ciclos que regeneram os sistemas vivos, como o solo, e tornam os recursos renováveis para a economia. Os ciclos técnicos são os que recuperam e restauram produtos e componentes materiais, visando o reuso, reparo, a remanufatura e em alguns casos, a reciclagem.