Comunicação Não violenta e seus 4 pilares aplicados na liderança humanizada


No último post, você ficou sabendo um pouco mais sobre Comunicação Não Violenta (CNV) relacionada à liderança humanizada, mas você sabia que a CNV possui quatro pilares?

 

Você já parou para pensar como anda a comunicação entre seus colaboradores? Sabe se as relações são saudáveis e de qualidade? As pessoas estão insatisfeitas e fazem críticas constantes? Bom, se isso está acontecendo, mais do que nunca você precisa humanizar as lideranças e utilizar a CNV para ter uma melhor relação com seus colaboradores.

 

Esses pilares são importantes para que a Comunicação Não Violenta ocorra de forma fluida, podendo ser aplicada no dia a dia das empresas.

 

Vale ressaltar que quando se fala em CNV, é importante lembrar que ela não é uma técnica pré-estabelecida, ou seja, não possui um manual. Com ela, devemos criar um estado de consciência que nos ajude a desenvolver nossa compaixão e, a partir disso, começamos a nos comunicar de forma mais saudável, ou seja, é melhor pensar antes de falar.

 

Com isso, neste post, será apresentado para você os quatro pilares da Comunicação Não Violenta e como eles podem ser aplicados à liderança humanizada. Acompanhe o texto e saiba mais.

 

 

Os quatro pilares da Comunicação Não Violenta

 

1. Observação

Em primeiro lugar, é necessário observar o que realmente está acontecendo em determinada situação. É importante que essas observações sejam baseadas em fatos, e não em interpretações. Por exemplo, ao dar um feedback, seja direto e converse com o colaborador sobre falas e atitudes que você tenha presenciado, que estão afetando a rotina de trabalho.

 

2. Sentimentos

 

Depois disso, é importante entender qual sentimento essa situação causou depois da observação. Neste momento, utilize palavras que sejam sentimentos e não julgamentos.”Estou sentindo raiva? Frustração? Medo? Preocupação? Alívio?”, esses são os tipos de questionamentos que podem ser feitos. Se permita sentir-se vulnerável para resolver conflitos e saiba a diferença entre o que se sente e o que se pensa ou interpreta.

 

Esse exercício é importante não porque você queira se enganar ou tirar a responsabilidade do outro pelas ações deles, mas você quer aumentar suas chances de ser ouvido e de ouvir. Além disso, ao ouvir e falar o que realmente sente, suas chances de ser escutado são maiores.

 

3. Necessidades

 

Quais necessidades estão por trás dos seus sentimentos e atitudes? Todas ações são baseadas em motivações. Por exemplo, se um colaborador chegar atrasado em uma reunião faz com que você sinta sua liderança desprezada, provavelmente a real necessidade por trás dessa situação é fazer com que você se sinta respeitado e valorizado.

 

É importante que você identifique suas próprias necessidades e entenda a necessidade dos outros.

 

4. Pedido

 

Peça ao invés de mandar e seja sempre objetivo. Opte, também, por uma linguagem mais positiva. Ao invés de dizer “não atrase mais seus relatórios.”, diga “gostaria que você entregasse seus relatórios no prazo.”. Além disso, tenha certeza que a outra pessoa entenda o seu pedido, ou seja, pergunte ao final da conversa: “para finalizarmos, o que ficou combinado?”.

 

Com esses pilares, é possível que você e sua equipe passem a ter uma comunicação mais clara e respeitosa.Tente implementar aos poucos essas técnicas e perceba a reação das pessoas. Você passará a perceber mudanças no dia a dia dos seus colaboradores.

 

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