Os 8 Passos para a Gestão da Mudança segundo John Kotter


John Paul Kotter, formado em Engenharia Elétrica pelo MIT e renomado consultor empresarial e professor da Harvard Business School, apresentou seu modelo de mudança em seu livro 'Liderando a Mudança', de 1996. Quase três décadas depois, sua teoria continua sendo uma referência para líderes e gestores, sendo amplamente utilizada por organizações em processos de mudança.

 

Há quase três décadas, tem auxiliado líderes e gestores em todo o mundo a transformar estruturas, processos e culturas empresariais.

 

A gestão da mudança, possivelmente, está entre os temas mais sensíveis no universo empresarial. Mexer na estrutura organizacional, transformar processos ou promover alterações na infraestrutura pode gerar resistência por parte dos colaboradores.

 

Mesmo quando as mudanças são implementadas visando ao bem da empresa e buscando melhorias, é natural que elas despertem no ser humano o sentimento de ameaça, acionando os "anticorpos corporativos".

 

Além disso, sabe-se que aproximadamente 70% dos processos de transformação falham, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo Boston Consulting Group (BCG) em 2020. Isso ocorre porque muitas empresas não possuem modelos estruturados para implementar mudanças.

 

O fato é que mudar é inevitável, especialmente em um cenário que exige inovação. Diante disso, existem métodos que podem auxiliar na gestão da mudança, e um deles é proposto por John Kotter, renomado especialista em mudança e liderança.



Aqui estão os oito passos de Kotter:

 

1. Crie senso de urgência

 

Para promover uma mudança efetiva, o primeiro passo é criar um senso de urgência em relação à necessidade de mudança. É crucial que todos os stakeholders, desde a alta liderança executiva até colaboradores e investidores, compreendam os motivos da mudança, o problema a ser resolvido, e estejam motivados a implementá-la.



2. Estabeleça uma aliança corporativa

 

Identifique profissionais capazes de atuar como agentes de transformação, liderando iniciativas e influenciando stakeholders. Inicie com o executivo que liderará a iniciativa. Este escolherá os membros da equipe sênior responsável pela visão e estratégia. Inclua também profissionais influentes para promover a ideia da mudança e pessoas com habilidades de gestão para garantir que os processos necessários ocorram.

 

3. Desenvolva visão e estratégias

 

Em um processo de mudança organizacional, construir uma visão adequada ajuda a eliminar gastos e tempo perdido. Além disso, contribui para motivar a equipe e facilitar a implementação de processos, uma vez que todos terão mais clareza de como será o resultado final.

 

Mas, para isso, é importante desenvolver estratégias para alcançar a visão, definindo metas realistas para mensurar o sucesso das ações.

 

4. Comunique a visão da mudança

 

Por maior que seja a mudança, os negócios não param para que ela seja implementada. A organização seguirá com sua rotina e demandas, que podem competir pela atenção das pessoas.

 

Portanto, é necessário encontrar meios de comunicar a visão e as estratégias de forma efetiva, para conquistar o apoio e o engajamento dos stakeholders em todos os níveis organizacionais.

 

Invista em uma linguagem simples e coerente, use todos os canais de comunicação disponíveis, estimule feedbacks e comunique a visão e a estratégia com recorrência.

 

5. Empodere pessoas

 

Muitos processos de mudança fracassam por falta de adesão das pessoas e de preparo da companhia. Esses podem ser gatilhos para ativar a resistência dos funcionários à mudança e enfraquecer a gestão.

 

Manter a comunicação aberta pode ajudar a identificar obstáculos para que você possa removê-los. Em muitos casos, a melhor forma de fazer isso é através da capacitação.

 

Promover treinamentos ajudará a fortalecer a gestão e a empoderar os stakeholders, para que consigam conduzir o processo de mudança com sucesso.

 

6. Comemore conquistas de curto prazo

 

Para manter a equipe motivada, um passo importante é a criação de metas de curto prazo. Assim, celebrar cada objetivo alcançado ajudará a manter o ritmo e a inspirar a continuidade dos esforços em favor da mudança.

 

Você também pode reconhecer os colaboradores com recompensas e prêmios individuais por cada conquista obtida.

 

7. Mantenha o ritmo

 

Consolide os ganhos de curto prazo para manter a mudança em progresso. Para seguir com as melhorias no projeto, é importante ter cuidado para que as conquistas de curto prazo não sejam confundidas com o objetivo final.

 

Comemore as vitórias de forma rápida e mantenha o ritmo do trabalho com foco nas mudanças estruturais mais profundas.

 

8. Adote novos métodos de cultura

 

Por fim, a mudança deve ser incorporada ao negócio e, para isso, é necessário criar novos métodos de forma a transformar a cultura.

 

Essa etapa deve envolver lideranças para ajustar valores organizacionais, procedimentos e sistemas, e construir o ambiente adequado para atravessar novos processos de mudança no futuro.