“O que eu preciso para ser um lobista”? Vamos responder a essa pergunta com personagens que você já viu na TV!


Astutos, sagazes, observadores e eloquentes: há pessoas que parecem entrar e sair de qualquer situação com uma facilidade impressionante. Embora o dom de negociar com sucesso possa ser, em parte, natural, é também resultado de muito estudo e treino. Afinal de contas, ninguém nasce pronto para desempenhar a sua profissão. É preciso entender o contexto, pesquisar, se qualificar e se prontificar a desempenhar o papel que se deseja. A grande vantagem disso é que ser um bom negociador pode estar ao seu alcance e você nem imagina. Hoje, separamos alguns personagens da televisão com habilidades que seriam bem aproveitadas no lobismo.

 

Frank Underwood - House of Cards

 

Calculista, manipulador, maquiavélico, interesseiro, perverso e sem remorsos - são apenas alguns dos adjetivos que definiram Francis Underwood, protagonista de House of Cards. O personagem, interpretado por Kevin Spacey, é corregedor da maioria na Câmara dos Deputados e a série se inicia quando o novo presidente, que foi eleito com a sua ajuda, rompe com ele um acordo que havia feito para nomeá-lo ao cargo de secretário de Estado. Com a mente fria (ao menos no ambiente de trabalho), sua reação diante do descumprimento do acordo é unir-se à jornalista Zoe Barnes e outros aliados para vingar-se do presidente. Seu modus operandi inclui estratégias extremamente convincentes e silenciosamente agressivas, como em um jogo de xadrez. Frankie mantém impecável a sua aparência de homem casado e bem-sucedido enquanto usa interesses de outras pessoas para conseguir aquilo que quer.

 

Por que seria um bom lobista?

 

Porque consegue manter a calma mesmo diante de sentimentos extremos de raiva, colocando em primeiro lugar os seus objetivos e traçando contra-ataques rapidamente. Em vez de reagir imediatamente aos reveses, Frank vai para a sua casa, conversa com a sua esposa, que também é sua aliada e traça novas estratégias baseando-se no que está ao seu alcance. Embora nem sempre ético, não é a sua falta de princípios que o torna um bom negociador, mas sim as suas habilidades e a forma como sua mente trabalha sempre voltada para o racionalismo.

 

Tyrion Lannister - Game of Thrones

 

Tyrion é um anão, interpretado por George R. R. Martin, que pertence a uma das famílias mais ricas e poderosas dos Sete Reinos (Casa Lannister). É considerado inteligente, esperto e letrado, qualidades que herdou de seu pai. Possui talento para lidar com negócios e política. Sofreu preconceito durante toda a sua vida e utiliza a sua posição social para combatê-lo. Já foi descrito pela crítica como cínico e amargo. Também já foi considerado como a mente mais inteligente da série. Tyrion lida com a sua amargura bebendo vinho e desfrutando de sua incrível sabedoria. Demonstra simpatia por pessoas que, como ele, são maltratados.

 

Por que seria um bom lobista?

 

Tyrion é perfeitamente ciente de suas limitações, mas nem por isso se conforma de ser marginalizado, já que também é ciente de suas enormes habilidades. Possui também a capacidade de antecipar acontecimentos e preparar-se para eles muito antes das outras pessoas, capacidade muito apreciada em um lobista. Além disso, é diplomático e persuasivo, características imprescindíveis para mudar qualquer tipo de status quo. Tyrion sente-se à vontade lidando com política e jogando com todos os elementos de um determinado cenário.

 

 

Dick Cheney - O Vice

 

O Vice teve oito indicações ao Oscar 2019 inclusive de melhor ator para Christian Bale, que interpretou o seu protagonista Dick Cheney. Dick era um brilhante estudante de Yale, mas perdeu a sua vaga na universidade pelo abuso de álcool e por se envolver em brigas. Após um ultimato de sua esposa, determinou-se a encontrar seu caminho na vida, o que aconteceu quando conseguiu um cargo de assessor direto em Washington, ganhando experiência e poder contínuos.

Dick é astuto, quieto e um excelente ouvinte. Prefere falar menos e observar mais tudo o que acontece à sua volta. Mesmo diante de um fato ou evento de grande relevância, mantém a sua compostura e pensa imediatamente em quais recursos possui à sua disposição para chegar onde deseja. Quando consegue o primeiro cargo, imediatamente descobre o seu posicionamento político e aproveita momentos críticos para fazer alianças importantes. Seu jeito metódico de ser o leva à vice-presidência dos Estados Unidos, cargo que só aceita com uma condição: ter plenos poderes e autonomia para tomar decisões. Dick Cheney esteve no poder durante o ataque terrorista de 11 de setembro e foi o principal comandante das operações que vieram depois (ataques ao Afeganistão e Guerra do Iraque). Embora os seus feitos tenham relevância mundial, ele agia sempre nos bastidores, quieto, calado e contido.

 

Por que seria um bom lobista?

 

Dick Cheney tem características indispensáveis para um bom negociador: bom raciocínio lógico, ouve mais do que fala, sabe aproveitar as oportunidades que lhe aparecem pelo caminho. Dick não hesita quando tem certeza de algo, mas o faz silenciosamente, sem que os seus inimigos tomem consciência de como as suas jogadas são articuladas. Dick nunca se contenta com o pouco: se possui um objetivo, fará o possível para alcançá-lo.

 

Jordan Belfort - O Lobo de Wall Street

 

Baseado nas memórias de Jordan Belfort, o personagem interpretado por Leonardo Di Caprio possui por natureza um incrível talento para vendas. Começa como corretor de ações em uma pequena firma. A sua agressividade nos negócios o leva para uma enorme empresa, que vai à falência em seu primeiro dia de trabalho após um revés econômico. Ao lado de alguns amigos com habilidades semelhantes às suas, abre a sua própria corretora e se torna um bilionário. Apesar de seu enorme talento, Belfort agia continuamente de forma antiética e, por essa razão, além do abuso de álcool, drogas e uma vida desregrada, acaba sendo pego pela polícia e perdendo os seus bens.

 

Por que seria um bom lobista?

 

A característica mais marcante de Belfort é que é extremamente persuasivo. Embora possua um perfil mais agressivo, também pode ser considerado um excelente negociador. É ousado e tem argumentos sólidos para todos os seus negócios, por mais arrojados que sejam. Embora possua um perfil mais agressivo, também pode ser considerado um excelente negociador.

 

Você pode ser tornar um lobista!

 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer um ponto importante: trabalhar para ser um lobista não significa se tornar outra pessoa, muito pelo contrário, você deve explorar a sua própria essência e encontrar dentro de você o negociador ideal. Dick Cheney está em um extremo e Jordan Belfort em outro: ambos tiveram sucesso nos negócios e foram grandes influenciadores. Cada um à sua maneira, explorando as suas principais habilidades. Se você é uma pessoa contida e irônica, não deve procurar mudar para ser articulado: explore o seu próprio perfil. Tendo em vista as características dos personagens apontados neste artigo, a principal recomendação para quem quer se tornar um lobista é perceber quais são os seus pontos mais fortes.

 

Escreva-os em um papel, admire-os. Depois disso, você deve começar a pensar em como eles poderiam te ajudar a ser mais persuasivo para atingir algum objetivo. Lembre-se: ser um bom negociador requer um trabalho constante e inovador, sempre!