Humanizaded Adviser: empatia e solidariedade com as equipes


O conceito de Humanizaded Adviser ganhou força desde que o mundo se viu fragilizado diante dos impactos da pandemia. Como era de se esperar, o ambiente empresarial também sentiu os efeitos, não só por causa das oscilações econômicas, mas também pelo impacto sentido pelas pessoas nesse cenário.

 

Para começar, talvez seja melhor começar dizendo o que advisers  não são: eles não são consultores, pela perspectiva clássica dessa atuação; conselheiros de administração formais,  experts alocados em projetos complexos de grandes companhias ou ainda gente boa e experiente que arruma mentorias ou investe pontualmente em startups.

 

Advisers  são profissionais “raiz”. Já empreenderam, faliram, investiram, ganharam e perderam. A maioria são empreendedores, investidores ou experientes em alta gestão. Eles investem e apoiam ideias interessantes, inovadoras, que despertam sua atenção e propósito. 

 

Há cuidados que precisam ser tomados ao buscar um adviser: o primeiro passo é saber ouvir.

 

Outro desafio desse tipo de papel é que ele deve ser muito personalizado: ser capaz de dar bons conselhos requer conhecimento da empresa, bem como compactuar em certa medida com seus propósitos e futuro

 

Existem ainda diferentes estilos de Adviser. Eu, por exemplo, trilho o caminho de um Humanizaded Adviser.

 

Isso significa que eu procuro olhar para as equipes com empatia e solidariedade. Sim, a produtividade dos times ainda é importante. No entanto, a qualidade de vida e bem-estar dos profissionais tornam-se prioridade nesse processo. 

 

Dessa forma, um Humanizaded  Adviser  podem fazer sua empresa ou startup alcançar muitos dos seus objetivos mais rapidamente – este é o benefício de aproveitar outros profissionais experientes ; eles atendem às dores dos negócios e se esforçam para oferecer ideias não convencionais, mas extremamente diretas e eficazes.



Características de um Humanizaded  Adviser

 

Existem 4 características fundamentais que devem compor um  Humanizaded  Adviser , são elas:

 

Comunicação eficiente com  líderes e liderados;

Foco nas necessidades dos colaboradores;

Promover uma cultura interna humanizada;

Orientar as lideranças para o dos processos com o perfil dos profissionais;

Inspirar a formação de lideranças humanizadas;

 

Um Humanizaded  Adviser pode ajudar as na consolidação dessas lideranças e assim formatar  organizações com  maior alinhamento da gestão de competências com a de resultados, aumentam sua produtividade e os resultados, emelhora do  clima organizacional, pois, colaboradores mais valorizados e felizes passam a produzir mais, além de ampliar as chances de reter talentos, estimular a ética no trabalho, etc.



Quais as vantagens?

 

Quando uma organização realiza um trabalho com  um Humanizaded  Adviserlíder, os efeitos positivos são surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:

 

Elevação da produtividade – boas condições de trabalho fazem as equipes trabalharem com satisfação, elevando a produtividade diária;

 

Melhoria do clima organizacional – um time satisfeito e feliz gera uma atmosfera saudável na organização;

 

Lucratividade – com a elevação do nível de produtividade dos times, a organização perceberá também o aumento dos lucros;

 

Cultura – a cultura interna humanizada atrai profissionais talentosos e a melhora o employer branding da empresa;

 

Atração de investidores – estão atentos ao ESG (environmental, social and governance Esse conceito é utilizado pelos investidores do mercado financeiro para avaliar o valuation (valor da marca) da empresa. Além de ser um indicativo sobre a vantagem ou não de aplicar capital em um negócio.