O conceito de Humanizaded Adviser ganhou força desde que o mundo se viu fragilizado diante dos impactos da pandemia. Como era de se esperar, o ambiente empresarial também sentiu os efeitos, não só por causa das oscilações econômicas, mas também pelo impacto sentido pelas pessoas nesse cenário.
Para começar, talvez seja melhor começar dizendo o que advisers não são: eles não são consultores, pela perspectiva clássica dessa atuação; conselheiros de administração formais, experts alocados em projetos complexos de grandes companhias ou ainda gente boa e experiente que arruma mentorias ou investe pontualmente em startups.
Advisers são profissionais “raiz”. Já empreenderam, faliram, investiram, ganharam e perderam. A maioria são empreendedores, investidores ou experientes em alta gestão. Eles investem e apoiam ideias interessantes, inovadoras, que despertam sua atenção e propósito.
Há cuidados que precisam ser tomados ao buscar um adviser: o primeiro passo é saber ouvir.
Outro desafio desse tipo de papel é que ele deve ser muito personalizado: ser capaz de dar bons conselhos requer conhecimento da empresa, bem como compactuar em certa medida com seus propósitos e futuro
Existem ainda diferentes estilos de Adviser. Eu, por exemplo, trilho o caminho de um Humanizaded Adviser.
Isso significa que eu procuro olhar para as equipes com empatia e solidariedade. Sim, a produtividade dos times ainda é importante. No entanto, a qualidade de vida e bem-estar dos profissionais tornam-se prioridade nesse processo.
Dessa forma, um Humanizaded Adviser podem fazer sua empresa ou startup alcançar muitos dos seus objetivos mais rapidamente – este é o benefício de aproveitar outros profissionais experientes ; eles atendem às dores dos negócios e se esforçam para oferecer ideias não convencionais, mas extremamente diretas e eficazes.
Características de um Humanizaded Adviser
Existem 4 características fundamentais que devem compor um Humanizaded Adviser , são elas:
Comunicação eficiente com líderes e liderados;
Foco nas necessidades dos colaboradores;
Promover uma cultura interna humanizada;
Orientar as lideranças para o dos processos com o perfil dos profissionais;
Inspirar a formação de lideranças humanizadas;
Um Humanizaded Adviser pode ajudar as na consolidação dessas lideranças e assim formatar organizações com maior alinhamento da gestão de competências com a de resultados, aumentam sua produtividade e os resultados, emelhora do clima organizacional, pois, colaboradores mais valorizados e felizes passam a produzir mais, além de ampliar as chances de reter talentos, estimular a ética no trabalho, etc.
Quais as vantagens?
Quando uma organização realiza um trabalho com um Humanizaded Adviserlíder, os efeitos positivos são surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:
Elevação da produtividade – boas condições de trabalho fazem as equipes trabalharem com satisfação, elevando a produtividade diária;
Melhoria do clima organizacional – um time satisfeito e feliz gera uma atmosfera saudável na organização;
Lucratividade – com a elevação do nível de produtividade dos times, a organização perceberá também o aumento dos lucros;
Cultura – a cultura interna humanizada atrai profissionais talentosos e a melhora o employer branding da empresa;
Atração de investidores – estão atentos ao ESG (environmental, social and governance Esse conceito é utilizado pelos investidores do mercado financeiro para avaliar o valuation (valor da marca) da empresa. Além de ser um indicativo sobre a vantagem ou não de aplicar capital em um negócio.